IFRO vai ofertar 5.900 vagas em cursos do Programa Novos Caminhos do MEC

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 11h25 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 11h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi selecionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) para ofertar mais de 5.900 vagas para cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos fazem parte do Programa Novos Caminhos, que reúne ações voltadas ao fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

Formam o público-alvo do Programa os trabalhadores em busca de qualificação e atualização profissional e os estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas, inclusive da educação de jovens e adultos.

Ofertas

Para o IFRO, foram aprovados mais de oito milhões de reais para a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), presenciais e EaD (educação a distância), e  também cursos técnicos na modalidade EaD, com início a partir do primeiro semestre de 2020.

No primeiro semestre serão ofertadas 2.080 vagas para os cursos de Formação Inicial em Recursos Humanos e em Assistente Administrativo, na modalidade a distância. Os cursos serão realizados em todos os municípios de Rondônia, para pessoas que tenham concluído a 8ª série ou o 9º ano do Ensino Fundamental. O ingresso nos cursos se dará por meio de processo seletivo regulado por edital, ainda a ser publicado, e que terá inscrição e matrícula online.

A partir do segundo semestre serão ofertadas 3.120 vagas para o curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, em todos os municípios de Rondônia e também nos municípios de Olho D’Água e Mari, na Paraíba, onde o IFRO já possui polos de EaD.

Também serão oferecidas 700 vagas para cursos FIC presenciais, nos 10 campi do Instituto, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na proposta, estão os seguintes cursos/campi:

• Ariquemes: Inglês Básico; Horticultor Orgânico; e Piscicultor;
  • Cacoal: Inglês Básico;
  • Colorado do Oeste: Operador de Computador; Apicultor; Operador de Processamento de Grãos e Cereais;
  • Guajará-Mirim: Língua Portuguesa para Estrangeiro; Auxiliar de Laboratório de Saúde; e Instalador e Reparador de Redes de Computadores;
  • Jaru: Inglês Básico;
  • Ji-Paraná: Motorista de Transporte de Passageiros; Cubador de Madeira; Assistente de Logística;
  • Porto Velho Calama: Cadista para a Construção Civil; Programador Web; Eletricista Industrial; e Inglês Básico;
  • Porto Velho Zona Norte: Língua Portuguesa para Estrangeiro; Inglês Básico;
  • São Miguel do Guaporé: Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local;
  • Vilhena: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Eletricista de Automóveis; e Inglês Básico.

Segundo informações da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), o mundo do trabalho está cada vez mais dinâmico e complexo, exigindo profissionais com competências específicas, além da capacidade de desenvolvimento contínuo, para atuar nos mais diversos ambientes produtivos e sociais. E em tempos de crise, o apoio das instituições de ensino é de fundamental importância para fortalecer a economia e reaquecer o mercado.

Por meio destes cursos, a pretensão é alcançar o maior número de pessoas possível. Tal medida visa impulsionar a economia do Estado, por meio da qualificação profissional e inclusão da população em situação de vulnerabilidade social.