Capital recebe primeiro Desafio de Tecnologia dos IFs

Publicado: Domingo, 29 de Mai de 2016, 15h20 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 15h31

ifroDesafioPorto Velho será a sede de uma grande competição de robótica organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. O Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais acontecerá no Porto Velho Shopping, das 10 às 22 horas, entre os dias 30 de maio a 1º de junho. A cerimônia de abertura será realizada no Campus Porto Velho Calama, amanhã (30), às 19h30. Esta é a primeira edição do Desafio, que trará 6 modalidades de competição, uma delas pré-seletiva para a etapa nacional, que selecionará participantes para Worldskills 2017.

O evento trará mais de 150 competidores de todo o País e a participação de 11 Institutos Federais (IFs) e 3 escolas da capital. Uma das grandes disputas do Desafio é o Robotino. A competição garante vagas para a seletiva nacional que selecionará representantes do Brasil na WorldSkills 2017, evento que reúne mais de 60 países de todo o mundo. Participam desta modalidade cinco IFs: IFRO, IFRJ, IFPB, IFRN e IFTO.

Todas as categorias serão disputadas nos três dias de evento simultaneamente: Resgate, categoria da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Viagem ao Centro da Terra (Labirinto); Seguidor de Linha (categoria iniciante); Cospace (categoria virtual); Sumô (Categoria Iniciante) e Robotino.

As áreas tecnológicas com ênfase para robótica, automação e áreas associadas, são estratégicas para o País. “A realização desse evento busca fundamentalmente desenvolver nos alunos dos Institutos Federais participantes o interesse pelos conhecimentos e tecnologias associadas à robótica e à automação”, destacou o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite. Segundo ele, o Desafio contribui para que os alunos possam desenvolver atividades de pesquisa e inovação, além de capacitar os estudantes para o mercado de trabalho, ajudando o Brasil a adquirir competência nessas áreas.

O evento proporcionará contato com experiências exitosas que poderão ser incluídas na rotina dos cursos do IFRO para o aperfeiçoamento da formação dos alunos. “Para o IFRO, tem um significado especial, a realização desse primeiro Desafio no nosso Estado e no nosso Instituto. Possibilita aos nossos alunos e servidores o contato com colegas de outras Instituições que já têm em suas rotinas didático-pedagógicas o uso prático da robótica e automação”, relatou o reitor.

Oficinas abertas ao público

O Desafio também proporcionará ao público em geral, por meio do ensino da robótica educacional, oficinas gratuitas para a programação de robôs. As oficinas terão duração média de 3 horas, composta por até 20 pessoas, sendo aberta ao público com idade superior a 13 anos, que poderão se inscrever no próprio local do evento.

Os participantes serão instruídos sobre como programar o cérebro do robô para movimentos simples. “Os robôs ficarão prontos e serão apresentados os equipamentos acoplados e como funciona cada um deles: o motor, os sensores e o cérebro do robô”, informou Willian de Paula Pereira, professor de informática do IFRO e organizador do Desafio. Ainda segundo ele, não é necessário nenhum conhecimento prévio para se inscrever. “É bem intuitivo, o conhecimento vai ser colocado através de coisas do cotidiano, a pessoa será orientada o tempo todo”, destacou.

O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas em rede, equalizando as experiências e preparando os grupos de elite em robótica educacional. “Proporcionará a troca de experiências entre os IFs na área de robótica. Vem para somar, para que passem a participar de outros eventos nesta área”, ressaltou Rafael Pitwak, professor de informática do IFRO e membro organizador do evento.