Calendário de eventos de 2020 passa por revisão no IFRO

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 11h04 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 18h26

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) decidiu pelo adiamento de eventos institucionais de maior porte previstos para este ano. Em reunião do Colégio de Dirigentes (CODIR/IFRO) na quarta-feira (25) ficou definida a suspensão do JIFRO (Jogos Internos do IFRO), Encontro de Lideranças Estudantis (E-Líderes) e Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia (Conect). Uma nova data será marcada para 2021.

As decisões foram tomadas em razão da pandemia que atinge todo o Brasil e outros países, além de seguir as diretrizes adotadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Também se aprovou, conforme definição do Conif, o adiamento do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que estava previsto para ocorrer no mês de agosto deste ano em Porto Velho (RO).

Sobre o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEX), os gestores estão estudando se poderá ocorrer em outro formato, com o tema permanecendo sob análise para discussão numa próxima reunião.

Conif

Por meio de ofício que trata da situação dos eventos de 2020 da Rede Federal o Conif oficializou o adiamento de eventos nacionais.

Segundo o documento, a decisão foi motivada no sentido de minimizar os efeitos da pandemia da COVID-19 (novo coronavírus), seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e das Secretárias Estaduais de Saúde.

A deliberação ocorreu por meio de reunião virtual extraordinária do Conselho no dia 24 de março de 2020. Foram adiadas as seguintes programações:

• 44ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec – Bélem (PA) – adiada para setembro de 2021;
  • 45ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec – Campo Grande (MS) – adiada para setembro de 2022;
  • 11ª edição dos Jogos dos Institutos Federais – JIF – São José do Rio Preto (SP) – adiado para 2021;
  • XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – Connepi – Porto Velho (RO) – adiado para 2021.