Programa Novos Caminhos é apresentado pelo MEC e IFRO

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 18h16 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 18h19

Novos Caminhos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) recebe apresentação do Programa Novos Caminhos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). O programa foi lançado em outubro do ano passado, em Brasília, visando abrir novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro, bem como quebrar preconceitos no país contra as funções técnicas, uma vez que se visa gerar mais renda, mais emprego e mais capacitação.

O representante do Ministério da Educação, Samuel Carvalho de Aragão, e o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, apresentarão aos prefeitos de Rondônia o Programa Novos Caminhos, suas propostas e perspectivas que visam transformar pela educação e qualificação dos jovens ao mundo do trabalho, firmando parcerias com os municípios rondonienses, instituições e com a SEDUC/RO.

Atualmente o IFRO está presente em todas as cidades do estado com polos de EaD, facilitando a ampliação da oferta de interiorização da educação. Também será retomado o projeto de Mediação Tecnológica do IFRO, que é um projeto pioneiro e replicado por outros estados e Institutos Federais com o aval do MEC. Esse é um projeto que proporciona parceria com as Secretarias de Educação Estaduais ofertando o ensino médio e os Institutos Federais complementam com a parte técnica.

Serão apresentadas outras opções de qualificação como os Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), ampliando a empregabilidade dos participantes.

Já confirmaram a vinda de representantes 34 municípios (Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Castanheiras, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Chupinguaia, Corumbiara, Itapuã do Oeste, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Santa Luzia do Oeste, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso).