Identidade visual e formato do Connepi 2020 são apresentados em Brasília

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 15h05 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 12h25

IFRO Apresentaçao Connepi 1

Aspectos gerais, como a identidade visual e o formato do XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), evento que será realizado de 25 a 28 de agosto de 2020, no Campus Calama, do Instituto Federal de Rondônia, foram apresentados durante o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e 104ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ocorridos nos dias 11 e 12 de março, em Brasília (DF). Com o tema “Connepi que transforma – Inclusão e Diversidade”, o evento acontecerá em Porto Velho.

Durante a reunião de Reitores, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, destacou a importância de um evento como o Connepi para a troca de conhecimentos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, para as instituições das duas regiões [Norte e Nordeste] que sediam as atividades e também para  outros locais.  “Os Institutos Federais se tornaram referência em pesquisa e inovação dentro do país, com ações em parceria com outras instituições estrangeiras. Todos esses trabalhos são divulgados em eventos de renome dentro e fora do Brasil e um deles é o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, que é uma grande oportunidade para divulgarmos as nossas ações para os pesquisadores de outras instituições, tanto da Rede Federal, quanto de outras que virão para o evento. Agora precisamos concentrar as ações para que a organização e principalmente o evento seja de muito sucesso”, comentou.

As informações gerais sobre o evento foram repassadas aos participantes dos dois eventos pelos servidores Giselle Andrade e Collien Nery, que falaram sobre a identidade visual e algumas das atividades previstas para a 13ª edição do Connepi, como a apresentação de trabalhos científicos, Mostra de IFs, Mostra Tecnológica, Desafio de Ideias, Palestras, Mesas-Redondas e o Connepi Cultural. Estão previstas 3.500 vagas para participação no evento, apresentação de 2.000 trabalhos, além da criação de uma plataforma de submissão de trabalho e para inscrição e o lançamento do site oficial.IFRO Apresentaçao Connepi 3

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Substituta do IFRO, Giselle Andrade, disse que nesta edição, “[...] estamos sendo desafiados a elevar a qualidade desse grande evento. Será uma oportunidade de promover ainda mais as ações de inclusão, diversidade e produção de conhecimento científico e tecnológico que são características marcantes da Rede Federal de Educação Tecnológica. Estamos nos preparando para receber, aproximadamente, 3500 pessoas oriundas de diversos locais do país.  Além da oportunidade de troca de conhecimento científico, os participantes estarão imersos em uma ambiente de muita inovação e experiências culturais”.

IFRO Apresentaçao Connepi 2Responsável por elaborar a identidade visual do evento, o Programador Visual da Reitoria do IFRO, Collien Nery, destacou que, a partir da apresentação, os participantes do Forpog e da Reunião do Conif puderam entender o processo criativo da concepção do logotipo oficial e suas aplicações, além da simbologia e cores empregadas. “A marca é inspirada no movimento de uma voadeira pelos rios de Rondônia, com traços de grafismo indígena e elementos tecnológicos. Juntos eles representam os caminhos que a pesquisa e a inovação percorrem, enfatizando o sentimento de pertencimento ao local onde vivemos e as possibilidades que o Connepi traz a toda a comunidade”, explicou.

Um dos pontos altos da apresentação foi a exibição do vídeo promocional e a proposta de sinalização e exibição de conteúdos digitais através da tecnologia de realidade aumentada. “Acredito que se estamos promovendo um evento de inovação, nada mais justo que a comunicação também seja inovadora e contribua para acolher todos os congressistas, promovendo inclusão e despertando a curiosidade de todos”, acrescentou o Programador Visual.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Paula Karini Dias Ferreira Amorim, “[...] uma das alegrias do Forpog foi a oportunidade de conhecer a belíssima concepção artística e temática do Connepi 2020. A riqueza conceitual aliada a um conjunto de símbolos que bem representam a força, a pujança, a diversidade e a pluraridade foram harmonizados com muita criatividade pela equipe de criação do IFRO. Parabéns a todos!”.

Sobre o Connepi

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado desde 2006, tem como objetivo impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. O evento, que até 2018 tinha realização anual, passou a ocorrer a cada dois anos. A última edição, realizada de 27 a 30 de novembro de 2018, ocorreu em Recife (PE) e foi organizado pelos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O tema da 12ª edição foi “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

Na 13ª edição, concomitante ao evento, a capital rondoniense também sediará a 109ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Confira logotipo oficial do Connepi 2020

Logo Connepi