Servidores e estudantes do IFRO têm acesso aos serviços da ABNT

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 12h14 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 13h31

Imagem Abnt ifroO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) contratou o serviço via web para acesso à coleção completa das Normas Técnicas Brasileiras (NBR’s) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o acesso à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN). O rateio do contrato foi feito entre a Reitoria e os Campi Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Guajará-Mirim.

O contrato 09/2019 (cadastrado no SEI – Sistema Eletrônico de Informações, conforme número 0745878) surgiu a partir da demanda das coordenações de curso, no Campus Vilhena. Com a contratação, alunos e servidores do IFRO passam a ter acesso às normas ABNT e AMN em uma única plataforma, que fica disponível para acesso exclusivamente através da rede de internet do campus.

Segundo o Coordenador do Curso Técnico em Edificações do Campus Vilhena, Junior Batista Duarte, as normas estipulam padrões ideais de qualidade, segurança, eficiência, confiabilidade, intercambialidade e respeito ambiental, tanto para produtos quanto para serviços e, desta forma, o acesso a estas normas alicerça o ensino técnico e profissional, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais bem preparados.

“Eu diria que a plataforma não é importante, é fundamental. Os alunos utilizam as normas para diversos fins, desde a elaboração de um projeto de estruturas até o controle de qualidade de materiais em obra. Isso para citar as disciplinas que leciono, mas até mesmo para formatar um trabalho científico são necessárias as normas. Portanto, uma ferramenta em que podemos acessar todas as normas é muito necessária no contexto de cursos técnicos e de graduação”, afirma o docente.

Os estudantes e servidores das unidades contratantes que desejarem acesso aos documentos da ABNT devem solicitar informações de usuário e senha nos respectivos setores (ABIB/PROEN/IFRO) e bibliotecas dos campi.

Para acessar a ABNT Coleção, clique AQUI.

ABNT

Segundo o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a entidade privada e sem fins lucrativos é o Foro Nacional de Normalização desde a sua fundação no ano de 1940, com reconhecimento confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Entre suas ações estão contribuir para a implementação de políticas públicas, promover o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.

A ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional - IEC).

É ainda responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT/NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental.