Estudantes de escola pública participam de oficina de robótica

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2016, 17h28 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 17h34

Cerca de 20 alunos de uma escola pública de Porto Velho (RO) participaram na tarde de segunda-feira (30) de uma oficina de robótica. A atividade integra o 1° Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação.

Raciocínio lógico, noções básicas de elétrica, eletrônica e de programação foram alguns dos conceitos repassados durante a oficina de robótica, ministrada por alunos do Curso Técnico de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, do IFRO.  “Foi feito um material próprio para o aluno que nunca teve contato com a robótica explicando o básico sobre protótipo, plataforma Arduíno e outras informações, e essas instruções foram juntadas a um exemplo básico”, explicou um dos coordenadores da oficina e professor do IFRO, Kariston Dias Alves.

Uma das monitoras da oficina foi a aluna Débora Rodrigues do 4º ano do curso técnico integrado de Eletrotécnica do IFRO.  Com experiência, a jovem de 18 anos, introduziu o conceito da plataforma de prototipagem eletrônica e de hardware livre utilizada pelos estudantes do IFRO na programação de robôs. “É um equipamento que a gente pode utilizar de várias formas e com diversas finalidades, como em projetos comuns ou mais complexos”, destacou a estudante.

Durante três horas os estudantes da Escola Estadual Anísio Teixeira receberam instruções sobre como montar e programar um robô. Um dos desafios apresentados aos alunos participantes era o de fazer acender uma pequena lâmpada presente no protótipo.  “Dependendo do tanto de microssegundos que a gente colocasse no comando a luz acendia. Para mim a experiência foi ótima, porque eu já estou participando de oficinas de robótica na escola e é uma área que eu quero investir”, comentou a aluna Rita Salas, do 1º ano do Ensino Médio.

As oficinas de robótica continuam a ser ofertadas durante o Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais (IFs) que ocorre até a quarta-feira (1º de junho), no Porto Velho Shopping. As oficinas são gratuitas, compostas por até 20 pessoas, sendo abertas ao público com idade superior a 13 anos, que poderão se inscrever no próprio local do evento.

• DSC04890
  • DSC04938