IFRO realiza cerimônia de abertura do primeiro Desafio

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2016, 17h07 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 17h26

A cerimônia de abertura do 1º Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais (IFs) foi realizada, ontem à noite, no CampusPorto Velho Calama. Participantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e de vários outros Estados do Brasil estiverem presentes na solenidade. Na oportunidade foi apresentado o vídeo de divulgação do Desafio. A abertura contou com a apresentação da orquestra da Escola de Música Villa-Lobos e também com uma palestra sobre a inovação tecnológica orientada para negócios.

A integração entre os IFs através da participação de alunos de todas as regiões do País, de diferentes níveis e cursos, cria um ambiente propício para a troca de experiências. “Desperta interesse por outras áreas, não somente na área da robótica, tem uma série de conhecimentos agregados a robótica. Nosso Estado é agrícola e a robótica e automação se inserem no dia a dia de todos, se a gente souber levar a robótica para esta área, teremos um resultado muito positivo”, explicou o reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.

Segundo ele o Desafio propicia a divulgação dos IFs e conhecimento para os estudantes do Estado e do IFRO. “É isso que a gente espera do evento. Vencer, alguém vai vencer. Perder ninguém perde, todos ganharão com experiência, novas amizades e com certeza novos projetos que surgirão”, analisou o reitor.

A mudança no perfil dos IFs, que deixaram de ser somente voltados para o mercado de trabalho, foi apontada pela Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis. “Hoje os Institutos Federais tem a responsabilidade de preparar nossos alunos para o exercício pleno da cidadania, para uma formação integral”, afirmou.

O Diretor do Campus Porto Velho Calama, Marcos Atiles, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da presença de outros IFs e também de outros competidores de escolas públicas e particulares no Estado. O representante da Festo no Brasil, Paulo Villiger, destacou que a tecnologia é dependente da inovação, que por sua vez só existe se tiver pessoas capacitadas para desenvolvê-la. Ainda segundo ele, é possível que nos próximos anos algumas vagas na indústria deixem de existir. “Das vagas que deixarão de existir, outras três vão surgir, e vão surgir por conta da tecnologia, inovação e do trabalho que vocês estão fazendo”, finalizou Paulo.

Palestra encerra abertura do evento

Como usar os problemas reais para criar soluções tecnológicas que atendam ao mercado. Entre outras questões, esse foi um dos pontos abordados pelo empreendedor e pesquisador José Armando Bueno, na palestra ‘Inovação Tecnológica Orientada aos Negócios’ na atividade que encerrou a solenidade oficial de abertura do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais.

Em um bate papo descontraído, Bueno destacou a importância da aproximação do meio acadêmico com os meios de produção econômica. “É importante que as instituições de ensino e pesquisa, que o Estado, que estes entes entendam seu papel e atuem de forma proativa no movimento econômico. Não se trata de um discurso de estado macro contra estado mínimo. Mas, sim, de discutir políticas públicas que tenham como foco o desenvolvimento da inovação e o aumento da capacidade produtiva dos setores”, comentou o empreendedor.

Para Bueno, responsável pela implantação da primeira aceleradora de startups do Estado de Rondônia, a atividade da pesquisa, sobretudo a aplicada, o empreendedorismo e a inovação representam um dos principais vetores para o crescimento sólido do Brasil. Ele considera que a juventude precisa sonhar e acreditar em seu potencial. “É preciso ter ousadia e acreditar. Vocês, jovens de hoje, são o futuro da força de trabalho intelectual do nosso País. São vocês que vão fazer a economia girar nas próximas décadas. Por isso, afirmo, nunca deixem de sonhar. Mas, sonhem com metas”, concluiu.

• DSC09751
  • IMG_20160530_203852990