Pró-Reitoria de Pesquisa divulga editais para participação em eventos e mobilidade nacional

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 13h09 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 13h14

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Propesp/IFRO) lançou editais para participação em eventos e para mobilidade nacional, que podem ser solicitados por servidores e estudantes do IFRO.

Foram publicados os seguintes editais: Participação de servidores em eventos (Edital 3/2020); Participação de servidores em mobilidade/visitas técnicas ou em atividades de pós-graduação stricto sensu (Edital 4/2020); Participação de alunos em mobilidade nacional para realizar projetos (Edital 5/2020); e Participação de alunos em eventos nacionais (Edital 6/2020).

Segundo informações da Propesp, esta é uma oportunidade ímpar para que servidores e alunos do Instituto Federal que atuam em projetos possam apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas em seus campi, além de conseguirem maior contato com outros pesquisadores do Brasil e de outros países. A publicação dos editais ocorreu no dia 02 de março na página de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, disponível neste LINK.

Edital 3/2020

Conforme a síntese dos objetivos de cada edital, no Edital número 3/2020 busca-se fomentar e viabilizar a participação de servidores em eventos científicos para divulgação das projetos desenvolvidos no IFRO, bem como oportunizar parcerias.

Acesse o Edital 3/2020 neste LINK.

Edital 4/2020

O objetivo dos editais de mobilidade/visita técnica para servidores (Edital 4/2020) é para permanecer até 21 dias em outra instituição de ensino, pesquisa e extensão com um pesquisador parceiro, previamente já contactado, para desenvolver parte de um projeto iniciado, com o uso de equipamentos e análises não disponíveis no IFRO, bem como concluir escrita e submissão de artigos junto aos parceiros. No mesmo edital, servidores que cursam mestrado ou doutorado, sem participação nas parcerias do IFRO ou afastamento, possuem um apoio financeiro para executar suas atividades.

Acesse o Edital 4/2020 neste LINK.

Edital 5/2020

Já o objetivo do Edital 5/2020 é que estudantes que participem de projetos registrados no IFRO tenham a oportunidade de permanecer em alguma instituição no país. E possam desenvolver parte da sua pesquisa, com uso de infraestrutura que não esteja disponível no IFRO. Deve ter o apoio do orientador/servidor do IFRO, no contato e para o plano de trabalho a ser desenvolvido junto ao parceiro. É uma oportunidade de apoio financeiro para alunos que realizarão TCCs e estágios obrigatórios em local distinto de onde reside.

Acesse o Edital 5/2020 neste LINK.

Edital 6/2020

Destinado a alunos participantes de projetos, o Edital 6/2020 prevê participação em eventos para divulgação de resultados/apresentação de trabalhos aprovados, incluindo a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Acesse o Edital 6/2020 neste LINK.