Ensino de ciências é abordado em minicurso do Seminário de Iniciação Científica do IFRO

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 12h12 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 13h42

Campus Vilhena Sic 1Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas no VI Seminário de Iniciação Científica, ocorrido em maio, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram do minicurso “Metodologia para o Ensino de Ciências com Utilização de Materiais Simples”, ministrado por servidoras do Campus Vilhena.

O minicurso, com 8 horas de duração, teve como objetivo possibilitar momentos de observação, reflexão, experimentação e debate sobre fenômenos físicos relevantes para uma aprendizagem eficaz em ciências, considerando a metodologia do ensino por meio de experimentos com a utilização de materiais simples. “Momentos como esses com os acadêmicos de licenciatura são necessários para que eles desmistifiquem a aula prática, para que compreendam que com a utilização de materiais simples é possível desenvolver vários temas na área de ciências”, complementou a professora de Física do Campus Vilhena Marisa Rodrigues de Lima, ministrante do curso.

Uma retrospectiva histórica do ensino da Ciência no Brasil apresentada durante o minicurso possibilitou aos acadêmicos aprofundar os conhecimentos sobre a metodologia de ensino de ciências.  “[...] e comprovar na prática que não é necessário um laboratório equipado para trabalhar experimentos de Ciências”, completou a pedagoga Claudia Aparecida Prates, que também ministrou o minicurso.

O minicurso chamou a atenção dos acadêmicos participantes, que puderam trocar ideias e socializar experiências sobre o ensino de ciências. “Participar de um minicurso como esse foi de grande relevância para minha formação”, ressaltou Jucimar Silva dos Reis, acadêmico do 7º período.

A forma lúdica e acessível como a ciência pode ser trabalhada em sala de aula foi destacada pela acadêmica Bruna de Souza Rodrigues, do 5º período. “Foi um minicurso muito bom, pois aprendemos formas simples de ensinar um conteúdo mais complexo, apenas utilizando materiais simples e isso faz com que a aula se torne mais interessante e animada, instigando a construção do conhecimento”, afirmou.