Comissão do Clima Organizacional do IFRO divulga resultados de pesquisa

Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 17h15 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 17h31

Clima OrganizacionalServidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) já podem conferir os resultados da pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2019 pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). A pesquisa foi efetuada em todas as unidades (Campi e Reitoria), por meio de questionário on-line, entre os dias 05 e 15 de novembro. Acesse os resultados neste link: https://bit.ly/2vSEXJu

No painel de resultados os servidores poderão verificar os resultados por unidade do IFRO, por fatores do clima abordados na pesquisa, por questão específica, ou selecionar filtros para identificar resultados por perfis como faixa etária, escolaridade, sexo.

Segundo a DGP, a Pesquisa do Clima Organizacional é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022), que objetiva proporcionar um ambiente organizacional harmonioso como ponto primordial para desenvolvimento das funções com maior eficiência e qualidade. Em 2020 uma nova aplicação da pesquisa deve ser realizada para acompanhar os índices do Clima Organizacional e se as ações implementadas estão produzindo efeitos de melhoria.

Histórico da pesquisa

O grupo de trabalho para elaboração da pesquisa foi instituído em 24/05/2018 com a missão de apresentar um projeto de análise do Clima Organizacional no IFRO. Considerando todo o debate que envolve a temática e sua complexidade, em agosto de 2019 foi apresentada ao Colégio de Dirigentes a proposta e aprovada a aplicação da pesquisa que ocorreu em novembro de 2019. Em janeiro de 2020 foi designada a Comissão para análise dos resultados e o primeiro produto entregue foi o painel com os dados gerais da pesquisa.

Na sequência, serão entregues os indicadores gerencias referente ao Clima para acompanhamento do índice no PDI e um relatório de cada unidade contendo as peculiaridades observadas na coleta da pesquisa. “Uma pesquisa de Clima Organizacional permite que a instituição identifique a percepção dos servidores do seu ambiente de trabalho seja no tocante a estrutura organizacional, relacionamento interpessoal, comunicação, justiça, equidade ou outros aspectos abordados na estrutura da pesquisa. Os resultados dessas percepções dos servidores irão subsidiar a criação de políticas de gestão de pessoas, o desenvolvimento organizacional e a promoção da qualidade de vida no trabalho”, informa a presidente da Comissão, Kelly Cristiane Catafesta que complementa: “É importante ressaltar que a comissão trabalha com uma base de autores que compuseram a elaboração do questionário aplicado e que fornecem um direcionamento nas tratativas que podem ser abordadas na solução dos pontos críticos do clima, base esta que guiará a proposição do plano de ação a ser apresentado à gestão”.