Seminário de Iniciação Científica do IFRO tem mais de mil inscritos

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 17h16 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 17h19

O VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO),Campus Colorado do Oeste, em maio, contou com mais de 1000 inscritos. Participaram palestrantes e ouvintes dos campi Cacoal, Ji-Paraná, e Vilhena e de outras instituições, entre elas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Cuiabá, e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo dos Parecis.

Durante os dias de evento, os participantes puderam participar de palestras, minicursos, oficinas e conhecer as atividades de grupos de pesquisas, além dos sub-eventos da 1ª Mostra de Inovação e Tecnologia e da 1ª Mostra de Pesquisa Integrada ao Ensino e Extensão.

Para o professor Rafael Henrique Pereira dos Reis, um dos organizadores, o seminário teve o alcance esperado devido ao envolvimento de servidores e alunos na concepção e na organização do evento. “Houve momentos para discussões, apresentações de trabalhos e, além da divulgação de resultados científicos, da integração das atividades de pesquisa com as de ensino e extensão, que visualizamos como algo extremamente positivo para democratizar e expandir estas atividades entre discentes e servidores”, explicou.

Adilson Fabio Pintar, professor do curso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste, avaliou a qualidade do SIC, comentando que a cada edição o seminário melhora, oferecendo oficinas e minicursos diversos que atingem públicos variados. “Participo desde o primeiro, quando ainda era acadêmico e apresentei um trabalho no evento. Desde então, o evento evolui a cada ano”, afirmou.

A cientificidade das atividades executadas durante o seminário foi um dos pontos positivos destacados pelo professor de Língua Portuguesa do Campus Cacoal, Sérgio Nunes de Jesus. “Vejo que a maturidade científica do evento e a organização foram impecáveis, com boa estrutura e monitores prestativos. Os alunos gostaram da receptividade e das atividades e já estão se programando para o evento do ano que vem. Por isso, acredito que o campus só tem a ganhar e que nas próximas edições o evento poderia ser ampliado e não deixaria a desejar”, comentou.

Números do VI SIC

O VI Seminário de Iniciação Científica recebeu um total de 1010 inscrições. Durante os três dias do evento foram realizadas três palestras; uma mesa redonda; apresentações orais de 14 trabalhos científicos de acadêmicos; apresentação de experiências de 9 alunos participantes do Programa de Mobilidade Estudantil; apresentação de 5 grupos de pesquisa; exposição de 38 pôsteres de trabalhos científicos;  um total de 27 atividades entre minicursos e oficinas, além de espaços para discussões. Nos sub-eventos 1ª Mostra de Inovação e Tecnologia e 1ª Mostra de Pesquisa Integrada ao Ensino e Extensão foram expostos 18 projetos.

• seminário_col_1
  • seminário_col_2