Cursos técnicos e de graduação retomam as atividades contando com assistência estudantil

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 11h47 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 09h34

volta aulaO ano de 2020 começa com novos 2.996 estudantes nos cursos técnicos e de graduação nos dez campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). As unidades estão instaladas nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Vilhena. Neste ano, são mais de 10,6 mil alunos no ensino presencial e mais de 2,3 mil em cursos a distância nos 91 cursos ofertados pela instituição.

Com praticamente 90% de estudantes oriundos de escolas públicas (85% no Ensino Fundamental e 94,2% no Ensino Médio) e 54% possuindo renda familiar de até 1,5 salários mínimos, o Instituto Federal de Rondônia mantém políticas públicas de apoio ao acesso, permanência e êxito. Em 2019, os auxílios atenderam a um número superior de 3,3 mil estudantes, com valor que alcançou R$ 8 milhões em investimento na assistência estudantil.

No âmbito da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN/IFRO), no ano de 2019, foram contemplados 136 estudantes bolsistas por meio dos editais de projetos de ensino e de inclusão educacional. Já com o Programa de Bolsa Permanência (PBP), do Ministério da Educação (MEC), foram contemplados 16 estudantes bolsistas.

De acordo com a Coordenadora de Assistência Estudantil, Sandra Araldi Rodrigues, “as ações da assistência estudantil têm contribuído significativamente para a permanência dos nossos estudantes, visto que vão desde concessões de auxílios financeiros para subsídio dos que se encontram em situação de vulnerabilidade, como também no desenvolvimento de atividades no apoio pedagógico, social, psicológico, entre outros, que, de igual modo, impactam positivamente nos resultados acadêmicos”. Segundo os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), o IFRO possui a quarta menor evasão da Rede Federal, demonstrando o reflexo dos esforços que o IFRO dedica a ofertar um ensino público de qualidade aos seus estudantes.

O orçamento da assistência ao educando é destinado aos programas que contemplam os alunos em situação de vulnerabilidade, com a concessão de auxílios para custeio de alimentação, transporte, moradia, bem como no atendimento universal aos estudantes nas ações de mobilidade estudantil nacional e internacional, apoio nos projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão, atividades culturais e de desporto, ações de atenção à saúde e permanência na instituição.

A partir do ano de 2017, a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) disponibiliza anualmente o Questionário Socioeconômico (QS) no Portal do Aluno, com a finalidade de identificar o perfil dos estudantes do IFRO. Em 2019, foram recebidas 6.486 respostas, onde 78,2% dos estudantes indicaram a necessidade de receber algum auxílio financeiro, sendo que 58,9% escolheram estudar no IFRO em função do curso ser público e gratuito. Deste modo, a expectativa para o ano de 2020 é que o número de estudantes a serem atendidos pela assistência estudantil aumente em relação aos anos anteriores.

Volta às aulas

O IFRO divulgou a agenda de retorno às aulas nos campi. Em Ariquemes, são duas diferentes datas. Dia 11/02 para os cursos técnicos integrados e subsequentes e dia 17/02 os cursos de graduação. Em Cacoal, o início das aulas está marcado para 10/02 para cursos técnicos integrados e subsequentes e 17/02 para os cursos de graduação.

No Campus Colorado do Oeste, o início dos cursos técnicos integrados e das graduações (em andamento) ocorreu no dia 05 deste mês de fevereiro. As novas turmas de graduação serão recebidas no dia 10/02.

No Campus Jaru, os cursos técnicos integrados e subsequentes iniciaram dia 06/02 e no dia 10/02 serão os de graduação. Na próxima semana, o Campus Ji-Paraná retorna no dia 10/02 os cursos técnicos integrados e no dia 17/02 os cursos de graduação. Em Vilhena, a agenda de volta às aulas tem as seguintes datas: 10/02 para os cursos técnicos subsequentes e 1º ano dos integrados; 11/02 para os 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrados; e 12/02 para cursos de graduação.

No dia 5 foi o início ainda dos cursos técnicos integrados, subsequentes e EJA no Campus Guajará-Mirim. E na segunda-feira, 10/02, será a vez de voltarem às aulas os cursos de graduação. O Campus São Miguel do Guaporé também já iniciou seu período letivo. Os cursos técnicos subsequentes e concomitantes começaram no último dia 4.

Em Porto Velho, o Campus Calama está agendado para 10/02 nos cursos técnicos integrados e subsequentes e 17/02 para a graduação. No Campus Zona Norte, os alunos dos cursos técnicos concomitantes estão sendo recebidos neste dia 6 de fevereiro. Os cursos técnicos subsequentes e os cursos de graduação retomam as atividades no dia 17/02.

• volta_ariquemes
  • volta_aula