Jovens são desafiados a propor soluções para desafios da sociedade em Oficina de Inovação

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2016, 16h39 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 16h53

Oficina Maker

Olhares atentos, concentração, trabalho em equipe e muita curiosidade. Esse foi o comportamento dos estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual São Luiz e dos cursos técnicos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) que participaram da Oficina de Inovação do programa Maratona Maker na tarde e na noite da terça-feira, 31, na programação do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais.

Na fila para o credenciamento, Alessandro Nunes Pinheiro, estudante do 7ª do colégio São Luiz não escondia a ansiedade. “Na escola nos avisaram que hoje íamos ter uma aula diferente,que iríamos participar de uma Oficina de Inovação em um evento de Robótica. Robôs a gente só vê pela televisão. Mas, que bom que a hora chegou e estamos aqui”, comenta em tom de euforia.

Na oficina, os jovens alunos foram se familiarizando com termos como Internet das Coisas e Arduino, sendo estimulados a identificarem problemas da sociedade moderna e propor soluções inovadoras como respostas positivas.

Entre as ideias que foram apresentadas, uma, em especial ganhou destaque. A criação de um sistema de comunicação embarcado que possibilitaria a identificação e fiscalização de utilização de vagas de estacionamento para idosos e pessoas portadoras de necessidades específicas. Ao longo da oficina mais proposições foram apresentadas, como um óculos que possibilita enxergar o nível de impureza do ar em localidades com alto índice de poluição.

“É exatamente isso que queremos, nos aproximar dos jovens e promover a inclusão em tecnologia e inovação desde cedo. É importante que possamos possibilitar espaços como o de hoje, em que jovens que não tem contato com programas de inovação possam conhecer um pouco deste universo. Estamos diante de uma nova geração de inventores, de inovadores”, destaca Fernanda Sato, Gerente de Assuntos Corporativos da Intel no Brasil”.

Tutoras da atividade, AngelaToth e Camila Achhutti, da startup Ponte 21, parceira da Intel na realização das oficinas, orientavam as jovens mentes ávidas por conhecimento. “É muito legal. Tentamos mostrar aos jovens que a tecnologia deve atuar como aliada, e não como inimiga. Eles aprendem a usar a tecnologia para resolver as demandas do dia a dia. Na oficina, eles também desenvolvem habilidades com a criatividade e o trabalho em grupo, explica Camila.

Formação de Multiplicadores

Pela manhã, a metodologia da Oficina Movimento Maker foi apresentada aos professores do Instituto Federal de Rondônia em atividade realizada no Campus Calama.

“É importante destacar que a metodologia está disponível para qualquer instituição de ensino que tenha interesse em compartilhar e proporcionar a experiência. Estamos abertos ao contato e disponíveis para repassar o conhecimento”, destaca Fernanda Sato.

Maratona Maker

A Maratona Maker é uma série de oficinas realizadas pela Intel Brasil para incentivar crianças e jovens a construir com suas próprias mãos soluções para seus problemas diários no modelo “faça você mesmo”.

Arduino

É uma plataforma de prototipagem eletrônica, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controle para sistemas interativos, de baixo custo e tecnologia aberta.

Internet das Coisas

A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia, como eletrodoméstico, máquinas industriais e sistema de transporte à rede mundial de computadores.

• Oficina_Maker
  • Oficina_Maker_1