MBA em Gestão de Instituições Públicas realizará aula inaugural na próxima semana

Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 15h46 | Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 15h52

IMG IFRO EaD

Na próxima semana (entre os dias 03 a 07 de fevereiro) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Diretoria de Educação a Distância (DeaD), realizará nos polos EaD aulas inaugurais da Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão de Instituições Públicas.

As aulas inaugurais serão realizadas via vídeo-conferência com a participação do Reitor, Uberlando Tiburtino Leite, do Diretor de EaD, Adonias Soares da Silva Júnior, do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, da Diretora do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariadne Joseane Félix Quintela, do Coordenador do DEPESP Zona Norte, Aloir Pedruzzi Júnior e da Coordenadora da Pós-Graduação, Maray Del Carmen Silva Rodrigues. As aulas serão gravadas e transmitidas via videoaula.

Em Processo Seletivo realizado em 2019, foram ofertadas 2000 vagas divididas entre os campi e polos do IFRO, totalizando cerca de cinquenta municípios contemplados em Rondônia. Dois municípios da Paraíba com polos do IFRO (Olho d'Água e Mari) também ofertaram o MBA. “Essa é a primeira oferta de pós-graduação para todos os polos EaD do IFRO. A expectativa de matrículas é de 1.600 alunos EaD no Campus Porto Velho Zona Norte e 400 nos outros campi/polos”, destaca o Diretor Substituto de Educação a Distância do IFRO, Walace Soares de Oliveira.

Walace ressalta que no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRO (PDI/IFRO) há uma proposta para a expansão e o fortalecimento da EaD, bem como de priorizar a interiorização da educação pública e gratuita de qualidade fora do eixo da BR 364. “A grande necessidade das cidades do interior de Rondônia é o acesso a políticas públicas de educação a sua população, que é dificultado pela geografia, logística e tamanho das cidades de nosso estado, que muitas vezes não possuem arrecadação suficiente para os investimentos necessários em educação em suas localidades. O IFRO, dentro de seu papel fundamental social de levar a educação pública de qualidade, priorizou em seu PDI projetos que possam transformar a realidade dessas cidades e seus cidadãos”, explica.

Sobre a Pós

Nos dias atuais a gestão pública necessita se adaptar às mais diversas ferramentas que o cidadão tem acesso no mundo virtual, traduzindo de forma satisfatória a sua atuação no mundo real. Dessa forma, o MBA em Gestão de Instituições Públicas, modalidade Educação a Distância, irá preparar os novos gestores não somente em ferramentas administrativas, mas também no diálogo com a sociedade e na transparência das prestações de contas para todos, além de priorizar as demandas das políticas públicas, melhorando a qualidade da informação para a sociedade. “[...] Mostrando a qualificação de nosso modelo de gestão que nos coloca entre os cinco primeiros Institutos Federais da Rede em todos os indicadores. O MBA ofertado pelo IFRO vem coroar também um momento especial para nossa instituição, ao se tornar o primeiro Instituto da Rede Federal presente em 100% dos municípios de um estado com polos de EaD. [...] Estamos presentes nos 52 municípios de Rondônia e já ofertamos nos polos em parceria com a Rede e-Tec cursos MEDIOTEC, o antigo PRONATEC, e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) cursos superiores em Licenciatura em Pedagogia e Formação Pedagógica para não licenciados”, ressalta Walace Soares de Oliveira.