Definidas equipes que representarão os Institutos Federais em seletiva Nacional da WorldSkills Competition 2017

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 11h54 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2016, 12h02

Encerramento 7 300x225

Após três dias de competição chegou ao fim, na noite da quarta-feira, dia 01º, a primeira edição do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais. O evento, realizado nas dependências do Porto Velho Shopping na cidade de Porto Velho, Rondônia, reuniu mais de uma dezena de Institutos Federais, escolas da rede estadual e privadas em provas de seis modalidades da área de robótica.  A equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi a grande vencedora na categoria Robotino, classificatória para a seletiva Nacional da WorldSkills Competition 201

Além da equipe do IFPB, as demais equipes dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio Grande do Norte (IFRN), Tocantins (IFTO) e Rondônia (IFRO) atingiram índice classificatório para representar os Institutos Federais na seletiva nacional da WorldSkills na área de robótica móvel, em agosto, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.7.

Presente à solenidade de encerramento, Uberlando Tiburtino Leite, reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) destacou que a realização do Desafio consagra um marco na história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Sempre destaco que a grande missão institucional dos Institutos Federais é ofertar o ensino, a pesquisa e a extensão para a sociedade, com qualidade e de forma gratuita. Nestes três dias, pela primeira vez, os Institutos Federais estiveram reunidos em um evento de Robótica. A realização do Desafio Tecnológico aproximou equipes de vários lugares e promoveu o intercâmbio de ideia. Saímos daqui com um resultado expressivo – a atuação em Rede dos Institutos Federais está fortalecida”, disse.

A equipe do IFPB é formada pelos estudantes Júlio Torquato, do curso técnico integrado em Eletrônica, e Eloisa Caratéu, do curso técnico integrado em Eletrotécnica.  Momentos antes da premiação, ainda sem saber do resultado, Júlio destacava a integração entre as equipes das diferentes instituições, mesmo em uma competição. “Já participei de muitas competições. Mas, sem dúvida, essa foi diferente. Apesar de estarmos em disputa, todos nós trabalhamos em conjunto. As equipes trocaram informações e, mais do que isso, somaram seus conhecimentos. Acredito que todos saímos daqui mais fortalecidos e confiantes para representar os Institutos Federais na seletiva Nacional”.

Em sua preparação para competições como o Desafio de Tecnologia e Inovação, o time do IFPB recebeu recursos para apoio às equipes para participação em competições de educação profissional, uma das linhas de financiamento da Chamada Pública MEC/Setec – CNPq nº 17/2014.  “O Interesse e a motivação sempre existiram, mas, o apoio da chamada da SETEC possibilitou que nossos alunos, por exemplo, recebessem bolsa para participar do projeto. O Recurso também foi utilizado para compra de equipamentos”, destaca o professor Cleumar Moreira, orientador da equipe do IFPB.

Desafio 2017 será realizado em Campo Grande (MS)

Durante a solenidade de encerramento foi anunciado que o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) será o anfitrião da próxima edição do Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais.

O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, professor Luiz Simão Staszczak. “Nós apresentamos a candidatura do IFMS na tarde de hoje em reunião com o coletivo de professores e comissão de organização do evento. É com muita satisfação que o IFMS e a cidade de Campo Grande receberá todos vocês”.

Confira abaixo a classificação final das modalidades em disputa no Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais:

Robotino (Pré-Seletiva para a nacional da WorldSkills 2017)

Equipe/Instituição Classificação Final
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) 1º Lugar