Licenciatura em Matemática do Campus Cacoal recebe nota 4 em avaliação do MEC

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 09h09 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 09h55

img mat conceito 4 matematica cacoal

Entre os dias 23 e 26 de outubro, o Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, foi submetido a uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento de curso e recebeu conceito 4 em uma escala de 1 a 5.

A avaliação "in loco" é um processo regulatório realizado pelo INEP para verificar a regularidade e a qualidade dos cursos de graduação ofertados. A partir dele, a instituição pode emitir regularmente os diplomas para os concluintes. Neste procedimento, são avaliadas três dimensões, a partir das quais é gerado o Conceito de Curso (CC), graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória. O curso do Campus Cacoal foi avaliado em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura, totalizando como conceito final a nota 4.

Para o Diretor-Geral da unidade, Davys Sleman de Negreiros, o ano de 2019 foi extremamente importante para o campus, pois “ [...] tivemos muitas conquistas e uma delas foi a avaliação do nosso Curso Superior de Licenciatura em Matemática, feita pelo Ministério da Educação (MEC), na qual recebemos nota 4. Essa nota exprime todo o trabalho desenvolvido pelo nosso campus. Realmente o trabalho desenvolvido pelo coordenador do curso, o Professor Jorge Werneck, pelos docentes e pela equipe de apoio ao ensino tem sido de excelência, e esse sucesso é o reflexo de todo esse esforço. Não posso deixar de parabenizar os acadêmicos, eles também são parte do nosso sucesso”.

O Coordenador do Curso, Jorge Weneck, explica que a Licenciatura em Matemática começou a ser ofertada no Campus Cacoal no segundo semestre de 2014. “ [...] então já tivemos 3 turmas colando grau, e muitos desses acadêmicos estão trabalhando em escolas particulares e públicas. Temos uma acadêmica egressa que já está fazendo mestrado e outra que acaba de se formar e também já foi aprovada para o mestrado. Muito desse sucesso é devido aos programas que o instituto tem participado, que são o PIBID e a Residência Pedagógica. São programas que disponibilizam bolsas, que remuneram esses acadêmicos, para que possam estudar com mais satisfação e possam contribuir para a melhoria da educação nas escolas. Esses alunos realizam projetos e atividades que ajudam os professores das escolas públicas, melhorando o ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. Todos os resultados alcançados pelos nossos acadêmicos nos enchem de orgulho e nos mostram que estamos no caminho certo”, relata o docente.

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Cacoal iniciou suas atividades no segundo semestre do ano de 2014. Oferta 40 vagas anuais, no período noturno, e tem duração mínima de quatro anos (8 semestres) com carga horária de 4016 horas-aula (3.334 horas-relógio), sendo 400 horas dedicadas ao Estágio Curricular Supervisionado que é obrigatório e serve como vitrine que apresenta o futuro profissional ao mercado de trabalho.

O curso é destinado a alunos concluintes do Ensino Médio interessados no exercício da docência e também a professores em exercício nas redes públicas de ensino nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sem licenciatura.

O curso de Matemática visa formar um licenciado capacitado para o exercício do magistério na Educação Básica. Levando o acadêmico a reconhecer-se como educador crítico, capaz de utilizar e discutir os conteúdos da Matemática como instrumentos para a promoção da cidadania e a integração dos diferentes sujeitos neste desafio.

Com quadro de professores composto basicamente por mestres e doutores, os acadêmicos têm a oportunidade de realizar pesquisa, participar de mobilidades estudantis nacionais e internacionais. Também são realizados projetos, dentro e fora do campus, visando a melhoria do ensino de matemática. Dentro do curso há a Semana da Matemática (IFROMAT), realizada sempre no segundo semestre do ano. Também há a Gincana da Matemática realizada sempre no dia 6 de maio de todo ano, em comemoração ao Dia do Matemático (GINCAMÁTICA).

Para saber mais sobre a graduação acesse: https://bit.ly/37qpA8D

Inscrições abertas

O curso está com inscrições abertas para aqueles que desejam iniciar na carreira acadêmica de Matemática. As inscrições vão até dia 16 de janeiro de 2020 (*As datas podem ser alteradas em razão da divulgação do resultado do ENEM) e o candidato poderá utilizar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio da nota de desempenho em uma das edições do exame realizadas em 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do IFRO. Para se inscrever acesse o link: https://bit.ly/2t8NXsk.

• CAPA-mat-conceito-4-matematica-cacoal
  • Campus_Cacoal_-_Licenciatura_em_Matemática_-_nota_4