Publicado Edital do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado ProfEPT - 2020

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 15h29 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 15h35

img materia profept 2020

Foi publicado na quarta-feira (18/12), o Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) para o período letivo de 2020. Nacionalmente, o ProfEPT oferecerá 913 vagas distribuídas em instituições associadas em todo o Brasil. Em Rondônia, o curso será ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Porto Velho Calama, onde serão oferecidas 22 vagas, divididas em 11 vagas para servidores do próprio IFRO, oito vagas para a ampla concorrência e três para as ações afirmativas.

As inscrições iniciarão no dia 13/02 e seguirão até 18/03/2020. O Exame Nacional de Acesso (ENA) será realizado no dia 17 de maio de 2020 e contará com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem. A bibliografia está disponível AQUI. Recursos ao Edital deverão ser enviados até o dia 19/12/19 para o e-mail do Programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Edital em Libras será publicado em breve.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 72,00, que deverá ser feita, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições, seguindo as datas do cronograma e as regras do edital, que pode ser conferido neste link: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital2. O endereço eletrônico do Sistema de Inscrições será divulgado no site do Programa (profept.ifes.edu.br) em breve.

Poderão participar da seleção os (as) portadores (as) de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final será divulgado no dia 24 de junho, e as aulas estão previstas para começar no mês de agosto de 2020.

Sobre o ProfEPT

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta por: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.  É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais.