IFRO é destaque no Desafio de Tecnologia dos IFs

Publicado: Sábado, 04 de Junho de 2016, 22h14 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 15h54

Competidores disputaram seis modalidades durante os três dias do primeiro Desafio de Tecnologia dos Institutos Federais. Na noite da quarta-feira (1), foi realizada a cerimônia de premiação que deu o primeiro lugar para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em três modalidades. O IFRO ainda esteve entre os três primeiros colocados na metade das competições, tendo destaque de vitórias no sumô. Na categoria Robotino, a equipe do IFRO, também foi selecionada para disputar a etapa nacional que classificará para Worldskills Competition 2017.

As equipes do Campus Ji-Paraná ficaram duas vezes em primeiro lugar, na categoria Seguidor de Linha Não Embarcado e Viagem ao Centro da Terra. “Isto estimula nossos alunos, e competindo os alunos são incentivados a pesquisar mais, consequentemente aprendendo mais”, afirmou Jackson Henrique da Silva Bezerra, professor de informática do Campus Ji-Paraná.

O campus participou com 12 alunos que formaram três equipes que concorreram na categoria Seguidor de Linha Não Embarcado, Sumô e Viagem ao Centro da Terra, ficando em primeiro, segundo e primeiro lugar respectivamente. “É muito positivo [...] vários outros alunos já estão querendo participar do projeto de pesquisa, ou seja, mais alunos irão aprender a programar através da robótica”, finalizou Jackson.

O trabalho em conjunto e organizado da equipe Spartans, doCampus Ji-Paraná foi essencial para a vitória na categoria iniciante. “A gente ia trocando ideias isso fez a gente ir para frente. A gente tem facilidade porque somos amigos e a gente deu ideias legais”, destacou Matheus Fernandes, aluno de informática de Ji-Paraná.

O IFRO participou com equipes de 4 campi, ampliando o desempenho dos estudantes do IFRO para melhorar o processo de aprendizado. “Os alunos como um todo tiveram bom aproveitamento, e puderam conhecer o funcionamento de grandes competições técnicas”, analisou Willians de Paulo Pereira, professor de informática do IFRO.

IFRO disputará vaga para competição em Abu Dhabi

O IFRO disputará a etapa nacional que classificará os competidores que representarão o Brasil na Worldskills 2017. A seletiva será em Vila Velha, Espírito Santo com a participação de dois alunos doCampus Porto Velho Calama. A equipe obteve o quarto lugar no Desafio de Tecnologia e Inovação dos IFs. “Agora seguem os preparativos para a seletiva da Worldskills em que os alunos do campus se classificaram”, ressaltou Willians.