Mostra PIPEEX terá apresentações no Palco da Internacionalização durante o VII CONPEX

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h59 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h59

conpexEntre as atividades previstas para a 7ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Conpex/IFRO) está a Mostra Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEEX). Neste ano, o Conpex será nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, sediado pelo Campus Ji-Paraná.

A Mostra PIPEEX ocorrerá como subevento do Palco Internacionalização, e serão apresentados os resultados de pesquisas e estágios dos alunos e servidores que realizaram mobilidade pelo Programa, bem como haverá apresentações de práticas exitosas de três centros de idiomas, apresentação de boas práticas de internacionalização na fronteira, e uma apresentação do resultado de pesquisa de servidor que cursou o mestrado em Assessoria de Administração no Instituto Politécnico do Porto, fruto da parceria entre o IFRO e o IPP.

Conforme a assessora de Relações Internacionais (ARINT), Laura Borges Nogueira, a programação para a área será muito inclusiva nesta edição, “pois temos um espaço mais amplo para a exposição das ações de internacionalização no IFRO”.

Programação Mostra PIPEEX

Na tarde do dia 30, das 14 às 15 horas, serão apresentadas as boas práticas dos Centros de Idiomas do IFRO. Do Centro de Idiomas do Campus Guajará-Mirim, José Henrique Santos Tavares, Maria Teresa Pinto de Sousa e Rosa Oro Nao falam sobre “Os múltiplos olhares e ações desenvolvidas pelo centro de idiomas do Campus Guajará-Mirim”; Heloísa Helena Ribeiro de Miranda do Centro de Idiomas do Campus Vilhena mostra “A implantação do centro de idiomas no IFRO: da expectativa à realidade, no Campus Vilhena”; e Maria Helena Ferrari do Centro de Idiomas do Campus Colorado do Oeste tem como tema “Fortalecimento das ações linguísticas do centro de idiomas do Campus Colorado do Oeste frente à internacionalização permeadas pela tríade ensino pesquisa e extensão”.

Das 15h10 às 16h20, com tema boas práticas de internacionalização na fronteira serão apresentados trabalhos desenvolvidos no Projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Manejo Florestal do Campus Ji-Paraná com a Universidad Autónoma del Beni/Bolívia. Os temas são “A quantidade e qualidade do óleo de coco artesanal é influenciada pela fermentação?”, “Aproveitamento de resíduo gerado pela extração do óleo da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa)”, “Uso múltiplo da torta de coco”, “Influência da secagem sobre a quantidade e qualidade do óleo de coco extraível”, “Padronização do teste de tetrazólio para sementes de Cojoba arbórea”, “Determinação de metodologia do teste de tetrazólio para avaliação da qualidade de sementes Handroanthus chrysotricus”, “Técnicas de secagem para elaboração de passas de carambola”, Produção de substratos para produção de mudas de copaíba”, “Estação meteorológica para sistemas inteligentes” e “Sacos vegetais: um recipiente biodegradável para produzir mudas”.

E das 16h30 às 16h50, será a vez do Mestrado em Assessoria de Administração em parceria do IFRO com o Instituto Politécnico do Porto, por meio do mestrando Jackson Henrique da Silva Bezerra, apresentar a “Experiência com a internacionalização através do Mestrado em Assessoria de Administração no Instituto Politécnico do Porto em Portugal”.

No dia 31 de outubro, a partir das 8h30, dos trabalhos desenvolvidos junto ao Instituto Politécnico do Porto (IPP/2019) tem apresentação sobre “Aplicando a metodologia ágil no desenvolvimento de sistemas: uma experiência durante a mobilidade estudantil” e “Internacionalização do SIGEF (Sistema Integrado de Gestão de Frotas)”. E a partir das 9h30, com as ações no Instituto Politécnico de Bragança (IPB/2019), “Mobilidade estudantil: PIPEEX 2019 - Instituto Politécnico de Bragança/Portugal”, “Atividades desenvolvidas PIPEEX 2019- Instituto Politécnico de Bragança”, e “Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão – PIPEEX 2019”.

Às 10 horas, a estudante Raaby Liandry de Souza Teixeira fala sobre Desenvolvimento de tecnologia assistiva para ensino-aprendizagem de história. Às 10h15, Mapeamento de uso e cobertura do solo em municípios do Cone Sul de Rondônia, com Marcelo Vinicius Assis de Brito. Ambas as apresentações são referentes ao período de estágio no IPB.

Da Universidad Nacional de Colombia (UNAL), às 10h30, Miriã Torres Cavalcante traz o tema “Uso do cravo de defunto (Tagetes erecta) no controle de nematoide de galhas (Meloidogyne spp.) na cultura do tomateiro (Solanun lycopersicum)”. Às 10h45, “Controle biológico de Phytophthora em abacaxi (Ananas comosus) com diferentes bactérias do gênero Bacillus spp”, com Micaely Cristina de Oliveira Reis.

E da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), a partir das 11 horas falam Jessica Alencar Faial de Menezes com “Uma experiência de internacionalização acadêmica: a pesquisa científica como oportunidade de crescimento acadêmico e profissional” e Maria Luiza Zampieri Dominguez com “Intercâmbio em pesquisa - estudos taxonômicos de fungos entomopatogênicos coletados de insetos praga de cultivo hortícola”.

• conpex