IFRO faz entrega de obras e equipamentos à comunidade

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h47 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h48

Novas estruturas no Campus Ariquemes 1O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) realiza a partir de segunda-feira (21) a entrega de obras e equipamentos na capital e no interior do Estado.

O Campus Ariquemes é o primeiro a receber a cerimônia, às 9 horas do dia 21 de outubro. No local serão inaugurados o refeitório e o centro de convivência e feito o lançamento de obras de bloco de salas. A sede do Campus Ariquemes é na Rodovia RO 257, Km 13, sentido Machadinho do Oeste.

Na manhã do dia 11 de novembro será a inauguração do bloco administrativo pedagógico do Campus Colorado do Oeste (BR 435, km 63, Zona Rural de Colorado do Oeste). E no período da tarde, haverá no Campus Vilhena (Rodovia BR 174, KM 3, 4.334, Zona Urbana de Vilhena) a entrega de equipamentos de laboratório de informática.

O Campus Cacoal (Rodovia BR 364, Km 228, Lote 2A - Zona Rural de Cacoal) tem inauguração do bloco administrativo pedagógico no dia 12 de novembro. Já o Complexo Esportivo do Campus Porto Velho Calama (Av. Calama, 4.985 - Flodoaldo Pontes Pinto) terá inauguração no dia 18 de novembro.

Conforme a Pró-Reitora de Administração (PROAD/IFRO), Jéssica Cristina Pereira Santos, para que o Instituto Federal de Rondônia possa ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade à comunidade acadêmica é indispensável o investimento em infraestrutura física. Isso envolve espaços físicos (laboratórios, salas de aula, salas administrativas, refeitório, etc), equipamentos e mobiliários, para que os discentes e servidores possam desenvolver suas atividades com êxito.

“Nesse sentido, a gestão não tem medido esforços para atender as demandas apresentadas pela comunidade. E, apesar de a cada ano o orçamento de investimento previsto na Lei Orçamentária da Rede Federal estar reduzindo significativamente, além do cenário econômico crítico que está sendo enfrentado em 2019, marcado por expressivo contingenciamento do orçamento, o IFRO, com o apoio da Bancada Federal de Parlamentares do Estado de Rondônia, através da liberação de Emendas Impositivas e da SETEC, através da liberação de Termos de Execução Descentralizada, conseguiu concluir obras importantes. E já está licitando novas obras para iniciarem ainda neste exercício, com foco no alcance de sua missão institucional perante a sociedade”.

A Pró-Reitora ainda explica que a instituição adquiriu equipamentos e mobiliários para prover os laboratórios, salas de aula, salas administrativas, refeitórios, dentre outros espaços, de todas as unidades. “É muito gratificante, apesar das dificuldades, principalmente orçamentárias, conseguir atender às demandas da comunidade, ratificando a atuação institucional em busca de melhorar continuamente a qualidade do ensino ofertado”, avalia.

Campus Ariquemes

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, explica que no caso de Ariquemes, o refeitório e centro de convivência têm como objetivo proporcionar um momento de vivências e partilhas, entre alunos e servidores, e se tornar um ambiente de convívio e aprendizagem, garantindo conforto e alimentação adequada à comunidade escolar.

A obra teve início em fevereiro de 2018 e término em agosto deste ano. Ao todo, foram investidos R$1,6 milhão e proverá mais de duas mil e cem refeições por dia, ultrapassando as 46,7 mil refeições por mês. O espaço contempla área de convivência, área de higienização, setor da nutricionista, linha de distribuição das refeições, armazenamento e devolução de utensílios, áreas de pré-preparo de alimentos, de cocção e de armazenamento de alimentos secos.

Há também a câmara fria de armazenamentos de vegetais e carnes, área de recepção de alimentos, sala de administração e controle, pátio de serviço, depósito de caixas, central de GLP – Gás, além de banheiros e, claro, a área de alimentação.

• Novas_estruturas_no_Campus_Ariquemes_1
  • Novas_estruturas_no_Campus_Ariquemes_2