Coordenadores de cursos superiores do IFRO participam de formação continuada

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 13h04 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 13h04

Formação Continuada Coordenadores de Cursos 4Durante quatro dias os coordenadores de cursos superiores do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) estarão reunidos no Auditório da Reitoria, em Porto Velho. A edição de 2019 da formação continuada prevê a realização de oficinas temáticas com base em demandas levantadas pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN/IFRO), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DEE/PROEN), da Coordenação dos Cursos de Graduação da PROEN, pela Pesquisa Institucional (PRODIN/IFRO) e os coordenadores de cursos.

A formação será realizada de 8 e 11 de outubro, com carga horária de 32 horas. A finalidade é mobilizar, integrar e compartilhar práticas e procedimentos relacionados à gestão de cursos superiores, bem como identificar e descrever as necessidades de cada coordenação, propondo orientações gerais para atendê-las de modo específico.

Na abertura do curso, o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, disse que a reunião dos coordenadores ocorre em um “momento de suma importância para discutirmos a educação superior que nós ofertamos, nossos cursos de bacharelado, tecnólogos e as licenciaturas. Serão quatro dias bem proveitosos, com um diálogo que começou em fevereiro e seguiu até maio nos campi”.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite falou sobre os desafios de se trabalhar numa instituição pública de estrutura multicampi. Segundo Uberlando, é necessário olhar para um mundo que muda quase que diariamente, nacional e internacionalmente. “As instituições formadoras de pessoas devem estar atentas”, frisou, questionando a inserção futura dos profissionais no mundo do trabalho. Para tanto, a formação tem que ser constante para servidores e estudantes, no caso, em especial o coordenador de curso.

O Reitor ainda abordou a recente viagem feita à Alemanha, em que ao integrar uma comitiva junto com gestores da área de educação pôde conhecer instituições públicas alemãs. Ele afirmou que de fato elas trabalham de forma muito próximas ao setor produtivo, porém, sem perder sua autonomia e sempre contando com todo aporte governamental, inclusive para permanência e êxito dos estudantes.

Formação continuada

O curso envolve coordenadores ou representantes de cursos superiores dos campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Jaru, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Vilhena e São Miguel do Guaporé.

Na ementa estão Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica; Coordenação de Cursos: atribuições e principais processos; curricularização da extensão; avaliação de cursos; treinamento em sistemas: SUAP, e-Mec, Enade, Painel de Indicadores/IFRO; processo seletivo; educação emocional; interações entre avaliação interna-externa e socialização de práticas.

Ao compor a mesa de abertura, representando os demais coordenadores, a Professora Isis Lazzarini Foroni afirmou que “não vamos encontrar na maioria das universidades um encontro que permita aos coordenadores de curso estejam juntos. É de extrema importância para esclarecer problemas, dividir um pouco mais as nossas experiências para que se consiga de fato agregar conhecimento para que nosso trabalho seja mais eficiente e para que a educação aconteça da maneira mais proveitosa possível. Nos dias de hoje é um desafio dos pontos de vista administrativo, institucional e educacional, mas acredito que está todo mundo disposto a superar esses desafios”.

O Coordenador da Licenciatura em Biologia do Campus Colorado do Oeste, Diego Soares Carvalho, explica que no curso estão sendo debatidas situações reais e demandas que eles veem no dia a dia. “É importante porque podemos trocar experiências e algumas soluções que já foram encontradas em alguns campi e que acabamos compartilhando para que as atividades sejam mais eficientes. E algumas atualizações de normativas referentes às nossas atribuições como coordenadores”, finalizou.

• Formação_Continuada_Coordenadores_de_Cursos_1
  • Formação_Continuada_Coordenadores_de_Cursos_2