IFRO investe em oportunidades para os estudantes

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 16h16 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 16h52

IMG 20151202 WA0022A primeira chamada para o edital de mobilidade estudantil, da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) já está com as inscrições abertas. Será disponibilizado recurso de 40 mil reais, proveniente do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Prodetec), para auxílios individuais de até três mil reais por projeto. Serão atendidos, com pelo menos uma vaga, todos oscampi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O objetivo é proporcionar aos estudantes do IFRO a oportunidade para realização de pesquisas, atividades de ensino e extensão, incluindo estágios em instituições ou empresas do Brasil. Esta é a segunda edição do edital, no último em 2015, foram contemplados 30 alunos, sendo 15 para estágio e a outra metade para desenvolver atividades de pesquisa científica.

Para participar os alunos devem seguir os critérios e o cronograma de atividades previstas no edital. Os eventos apoiados pela chamada deverão ser realizados no período compreendido entre agosto de 2016 e janeiro de 2017. As inscrições para a primeira chamada devem ser realizadas até o dia 5 de junho, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única modalidade. O resultado final será no dia 15 de junho e a liberação de recursos a partir do dia 10 de julho. A segunda chamada inicia no dia 25 de junho e termina no dia 7 de agosto.

Com o objetivo de oportunizar de forma igualitária a todos os estudantes o IFRO abriu os editais de mobilidade estudantil, contemplando no ano passado 30 alunos “um total de 12 instituições de ensino, pesquisa e extensão foram visitadas durante as atividades”, frisou Gilmar Alves Lima Júnior, Pró-reitor da Propesp. Nesta iniciativa o IFRO apoia a formação profissional do aluno através do contato com pesquisadores e laboratórios de instituições com forte reconhecimento na pesquisa e extensão. “O objetivo é propiciar ações de mobilidade estudantil que auxiliarão no processo de aperfeiçoamento da ciência, tecnologia e inovação para os estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação”, ressaltou o pró-reitor.

Ainda segundo ele, o valor total investido de 40 mil reais é um dos maiores em participação de alunos em eventos em comparação com outros Institutos Federais “o IFRO é um dos institutos no país com maior investimento em participação de alunos em eventos científicos, com apresentação de trabalhos e incentivo realização de pesquisa em mobilidade no país e no exterior”, concluiu Gilmar.

Outras oportunidades

As inscrições para a primeira chamada do edital de Incentivo à divulgação e participação em eventos científicos, tecnológicos e de inovação terminam no próximo domingo (22). O IFRO tem investido na política de divulgação científica, lançando também este edital pela segunda vez.  “Ainda em 2015, outras ações de incentivo e fomento a participação discente em eventos [...] envolveram juntos, aproximadamente 300 alunos, com a apresentação de cerca de 200 trabalhos”, destacou Júnior.

Os alunos que já realizaram as inscrições devem permanecer atentos à divulgação das fases do edital no site do IFRO. Com estas ações o instituto contribui para o incremento da produção científica dos alunos “o IFRO tem cumprindo o objetivo de incentivar a divulgação dos resultados de ensino, pesquisa e extensão realizados no âmbito da nossa instituição, possibilitando a troca de experiências entre bolsistas do IFRO e de outras instituições”, concluiu o pró-reitor.

• Ifro1
  • Ifro2