Alunos do IFRO visitam Real Forte Príncipe da Beira

Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2016, 10h30 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 15h59

Visita técnica calama Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, visitaram entre os dias 11 e 13 de maio o Real Forte Príncipe da Beira, situado no município de Costa Marques. A visita técnica possibilitou aos 52 estudantes participantes conhecer um pouco da história de Rondônia, através de um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural do Estado.

Durante a visita ao Forte os alunos puderam observar aspectos arquitetônicos da obra, bem como a conservação do monumento.  Com informações coletadas no local, os estudantes produzirão relatórios sobre os desafios da conservação da construção e valorização da comunidade quilombola que vive próxima. “Os alunos tiveram a oportunidade de estudar e conhecer o Real Forte Príncipe da Beira, com a sua imponência desde o século 18, e que hoje é patrimônio histórico e cultural de Rondônia”, reforçou um dos organizadores da visita técnica, professor Uilian Nogueira, ressaltando o caráter interdisciplinar da atividade proposta.

A resistência do Forte ao tempo e suas intempéries foi um dos aspectos observados pelo estudante Alyrio Castro, do Curso Técnico Integrado em Edificações.  “Cada bloco de pedra daquele contém uma história e ver os 4 baluartes, os 14 canhões e o grande muro de 10 metros é algo incrível. Uma experiência gratificante e  única que eu e minha turma nunca vamos esquecer”, afirmou.

Outro local visitado pelos estudantes e professores que acompanhavam a visita foi um conjunto de construções, distante quatro quilômetros do Real Forte Príncipe da Beira, denominado pela população de “labirinto”.  A localidade causa curiosidade na comunidade e nos visitantes, pela disposição de pedras e portais que se parecem com construções andinas.

• Visita-técnica-calama-
  • Visita-técnica-calama-2