Alunos do IFRO se preparam para o Desafio Tecnológico dos IFs

Publicado: Terça, 10 de Mai de 2016, 15h12 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 17h05

ifro 1

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), do Campus Porto Velho Calama, estão se preparando para o Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais (IFs). O evento acontecerá nos dias 30 de maio a 01 de junho, no Porto Velho Shopping, e terá a participação de 14 inscritos, do campus, nas competições, que já estão treinando. Além disso, os alunos estão capacitando formadores que irão compor o quadro de pessoas, que ministrará as oficinas para o público externo, durante o evento.

Os discentes estão praticando todos os dias da semana, durante três horas, no período da tarde. Eles formarão quatro equipes que competirão nas etapas de resgate, sumô, viagem ao centro da terra e robotino “esta é a primeira participação nas categorias sumô e viagem ao centro da terra, os alunos estão participando para aprender, nas outras a gente pretende ser mais competitivo”, afirmou Rafael Pitwak, professor do Campus Calama e organizador do evento.

O aprendizado também é aperfeiçoado pelos estudantes à medida que capacitam outros alunos “a melhor forma de formar o aluno é ele dar o próprio treinamento”, ressaltou Rafael. Segundo ele, a qualificação também está sendo repassada aos alunos que darão as oficinas para os visitantes no shopping “o mais importante é ser colaborativo, passar o que aprenderam, sem segurar o conhecimento”, finalizou.

Fernanda Lima e Silva, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Informática, vai competir na categoria Seguidor de Linha – Resgate “agora que está chegando perto, a gente está treinando todos os dias. Já participei da Olimpíada Brasileira de Robótica em outubro do ano passado”, relatou. Competir em casa garante, a integrante da equipe do IFRO, mais confiança “muda muita coisa, não tem o nervosismo de ir para fora, e todos os alunos podem participar”, afirmou a estudante ao destacar que haverá torcida pelos alunos do instituto.

• ifro_1
  • ifro_2