Campi do IFRO recebem palestras sobre conscientização no trânsito

Publicado: Terça, 24 de Mai de 2016, 14h17 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2016, 11h11

Maio Amarelo Zona NorteOs campi Porto Velho Zona Norte e Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) receberam na semana passada palestras sobre a prevenção de acidentes no trânsito. As atividades são integrantes da campanha “Maio Amarelo”, que visa sensibilizar o público para a necessidade de mais atenção e respeito às leis de trânsito.

No Campus Porto Velho Zona Norte a palestra foi ministrada por Ernesto Dantas, da Polícia Rodoviária Federal que falou de sua experiência de trabalho nas rodovias e alertou os alunos e servidores para os cuidados enquanto motoristas, ciclistas ou pedestres. O palestrante apontou ainda que a utilização de telefones celulares no trânsito é uma das práticas que mais causam acidentes.

“As palestras tiveram o objetivo de dar visibilidade às inúmeras mortes ocorridas no trânsito. A maioria dos acidentes é devido à falta de atenção e imprudência das pessoas. É necessário preparar nossos motoristas desde cedo” explicou o policial Ernesto Dantas.

O alto índice de acidentes de trânsito foi o que motivou a realização da palestra, com o intuito de prevenir alunos e servidores “quanto aos perigos do trânsito, de modo que tenham mais cuidado ao andar nas ruas e a não dirigir sem a devida capacitação e documentação”, afirmou a enfermeira Marília Galvão.

Ariquemes

A palestra chamou a atenção dos alunos do IFRO, que mesmo não dirigindo automóveis, participam do trânsito como pedestres e ciclistas. “Vemos muita imprudência no trânsito de Ariquemes, com muitos acidentes [...] então é importante esse trabalho de conscientização para que a gente consiga melhorar o trânsito”, reforçou a Coordenadora de Apoio ao Ensino, Marli Aparecida de Freitas.

De acordo com uma das organizadoras da campanha, Ivanete Amaral, do Detran, as instituições de ensino foram convidadas a promover entre a comunidade escolar a conscientização no trânsito.  “É uma campanha mundial [...] para minimizar as vítimas de trânsito. O amarelo é a cor da atenção e usamos essa cor pela atenção à vida no trânsito”, explicou.

Através da exposição de material audiovisual, os alunos do campus tomaram conhecimento das implicações que as imprudências no trânsito podem causar.  Para o aluno Diego Maifrede, do Curso Técnico em Agropecuária “a palestra foi muito importante, porque aprimorou os nossos conhecimentos e proporcionou uma conscientização maior sobre o trânsito”.

• Desafio_Estreantes
  • Lanamento-de-Foguetes-2---Colorado-do-Oeste