IFRO integra comitiva em visita técnica à Alemanha

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h02 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h06

IFRO Uberlando Leite

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Uberlando Tiburtino Leite, vai integrar uma comitiva de gestores que representarão o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia (Conif) em Visita Técnica para Cooperação Técnica Brasil-Alemanha - Iniciativa Profissionais para Energias do Futuro.

Além do Reitor do IFRO, os reitores dos Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul), do Ceará (IFCE) e Catarinense (IFC) também integrarão a comitiva. “O objetivo da ação é visitar instituições alemãs que trabalham na área de inovação e empreendedorismo voltados para a eficiência energética. Esse tema cresce de forma significativa e a Alemanha tem uma expertise nessa área. O MEC tem uma parceria com empresas alemãs e fez uma consulta entre as instituições que possuem ações implantadas na área ou que já tem ações planejadas para desenvolver na área de eficiência energética”, explica Uberlando.

Segundo o Reitor, dentre as ações planejadas pelo IFRO contemplando a área de eficiência energética estão: proposta para captação de recursos para desenvolvimento de pesquisas junto com indígenas da etnia Suruí, em Cacoal; proposta de projeto para implantar laboratórios no Campus Porto Velho Calama voltados para a área. “O IFRO é uma das instituições que tem um planejamento de ensino e de pesquisa, como nessa ação junto aos Suruís, que visa capacitar pessoas não só para atuarem na implantação, mas também na manutenção de empreendimentos voltados para a área, em especial a energia solar”, relata.

A comitiva percorrerá oito cidades alemãs (Düsseldorf, Aachen, Dortmund, Essen, Stuttgart, Heidelberg, Bonn, Colônia), de 29 de setembro a 04 de outubro, visitando universidades, institutos, centros de treinamento, usina e empresas, dentre elas a E.GO – Mobilidade Elétrica, Universidade RWTH Aachen – Institute of Power Electronics and Electrical Drives, University of Applied Science (FH) Aachen, Technical University (TU) Dortmund, Centro de Empreendedorismo e Transferência da TU Dortmund, Empresa de baterias de grande porte Volterion, CyberRange - Centro de Treinamento da concessionária Innogy, Centro de treinamento da Porsche, Escola Técnica e Centro de Competência ETZ Stuttgart, Empresa de automação industrial e didática Festo, Ensino Superior Dual na Frankfurt School of Management, Instituto Nacional de Formação Profissional da Alemanha – BiBB e Usina de energia elétrica virtual NEXT.

“O objetivo da visita técnica é conhecer as experiências, principalmente com as empresas e instituições educacionais que já possuem uma atuação em ensino, pesquisa e extensão na área de eficiência energética. E depois trazer para o Instituto Federal, para tentarmos desenvolver essas ações de formar pessoas em todos os níveis. E, principalmente, no desenvolvimento de tecnologias para dar suporte a essas ações uma vez implantadas em Rondônia e no país”, informa ressaltando que este “[...] é o momento de conhecer, de levar informações e também de receber uma consultoria dessas instituições”.