I Mostra Cultural Indígena é realizada pelo IFRO

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 14h20 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2016, 15h11

Mostra Cultural Guajar Mirim2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim realizou na semana passada a “AWI NA”- I Mostra Cultural Indígena, em comemoração ao Dia do Índio.  O encontro teve o objetivo de promover a integração entre alunos e funcionários do campus com a comunidade indígena do povo Oro Waran, da Aldeia Laje Velho.

O evento contou com apresentações artístico-culturais, onde alunos indígenas demonstraram através de teatro, os mitos e as lendas de seu povo. Em contrapartida, os alunos do IFRO apresentaram aos indígenas um pouco da cultura de fronteira, por meio de músicas em língua espanhola, carta aos indígenas em língua portuguesa. O encontro também teve um momento de convivência com jogos recreativos.

A proposta da atividade foi proporcionar às comunidades indígenas e não indígenas, a vivência de forma efetiva das realidades sociais nas quais estão inseridas. Além disso, a mostra promoveu o respeito à diversidade, o conhecimento acerca do outro, o incentivo ao convívio social, a quebra de barreiras discriminatórias e o favorecimento do processo educacional. “Ações de integração com as comunidades indígenas, ribeirinhas e das reservas extrativistas serão constantes por parte do Instituto Federal de Rondônia, através do Campus Guajará-Mirim”, ressaltou o diretor-geral do CampusGuajará-Mirim, Vagner Schoaba. Segundo ele, foi possível vislumbrar novas oportunidades aos jovens que necessitam de acesso aos cursos que são ofertados pelo IFRO “bem como servir de motivação para buscarem capacitação e ingresso no mercado de trabalho”, concluiu.