Biblioteca Digital do IFRO já pode ser acessada pela comunidade acadêmica

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 16h06 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 18h54

IFRO Biblioteca DigitalAlunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia têm mais uma fonte de pesquisa: a Biblioteca Digital do IFRO. Lançada oficialmente no dia 23 de agosto, durante o Colégio de Dirigentes (CODIR), a plataforma já pode ser acessada pela comunidade acadêmica através dos linksEBSCO Discovery Service e EBSCOhost Research Databases. As funcionalidades da ferramenta foram apresentadas pela Assessora de Bibliotecas do IFRO e idealizadora do projeto da Biblioteca Digital, Cledenice Blackman.

Servidores das Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Administração (Proad) e as Diretorias de Educação a Distância (DEaD) e de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) fizeram parte de uma comissão responsável  por todos os levantamentos necessários para instruir o processo para aquisição da ferramenta. Dentre os trabalhos, destacam-se as visitas técnicas a algumas instituições de ensino para conhecer a ferramenta que melhor serviria às necessidades institucionais.

A ferramenta de busca foi implementada no portal do IFRO por meio dos trabalhos da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) e da Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom), em articulação com a empresa que venceu o certame licitatório.

Adonias Soares da Silva Júnior, Diretor de Educação a Distância do IFRO, explica que, por enquanto, o acesso à plataforma está liberado para toda a comunidade. “Entretanto, por força contratual, logo estará restrito a servidores e alunos do IFRO. O acesso pode ser feito pelo site do IFRO, por meio do banner ‘Biblioteca Digital’. Ao entrar na página inicial, o usuário poderá assistir a um tutorial com as orientações necessárias para navegar”, explica.

A Biblioteca Digital do IFRO funciona como uma ferramenta de busca, parecida com o site de busca do Google [...] bem intuitiva e sem complicação, onde o aluno ou servidor poderá buscar pelo nome do autor, título da obra ou utilizando palavra-chave" informa a Assessora de Bibliotecas do IFRO, Cledenice Blackman.

Cledenice acrescenta que a Biblioteca Digital do IFRO era uma ferramenta bastante esperada e solicitada desde os primeiros Encontros de Bibliotecas pelas equipes de bibliotecas do IFRO dos campi formada e pelas(os) bibliotecárias(os) e auxiliares de bibliotecas, assim como, por toda equipe de Direção de Ensino. “Na realização deste projeto agradecemos a parceria das servidoras Gislaine Cristina Rodrigues de Souza e Beatriz Costa pelas atividades desenvolvidas junto a Assessoria de Bibliotecas no que tange ao processo de aquisição desta ferramenta”, agradece.

Adonias ressalta que a implementação da Biblioteca Digital viabiliza o acesso às bibliografias dos cursos ofertados pelo IFRO e bibliografias complementares, tanto para alunos da modalidade presencial, quanto aos alunos da modalidade EaD, além de ampliar os horizontes de pesquisa e extensão na instituição. “A ferramenta também vem para contribuir com o acesso dos alunos que residem nos municípios de difícil acesso, bem como contribui de forma significativa com o processo de avaliação dos cursos superiores, sendo critério que pontua nas avaliações do MEC”, destaca o gestor.