JIFRO fecha edição 2019 após cinco dias de muitas emoções

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h42 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 12h19

JIFRO MOMENTOS 26

Os Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte sediaram de 23 a 27 de agosto o 8º JIFRO (Jogos Internos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Estiveram reunidos mais de 600 participantes, entre atletas, educadores, arbitragem e colaboradores da competição, além da presença de familiares e amigos na torcida pelos atletas.

“A oitava edição se encerrou após cinco dias de intensas atividades. Além das competições naturais dos jogos, também ocorrem atividades de integração de alunos e reuniões de trabalho para refletir sobre a importância dos Jogos para a formação dos estudantes e de qualidade de vida dos nossos servidores. Este ano, apesar das dificuldades, tivemos a participação de 480 atletas, oito unidades do Instituto Federal, e o envolvimento de mais de cem servidores, entre comissão técnica e comissão organizadora”, mostrou o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.

No próximo ano, a proposta é que o JIFRO aconteça em Cacoal. Ao todo foram mais de 400 disputas em competições individuais e coletivas, dentre as 11 modalidades inscritas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de areia e xadrez. Os torneios ocorreram nos dois campi (Calama e Zona Norte), mais os espaços da Escola Marcelo Cândia, no Ginásio Cláudio Coutinho e no Colégio Tiradentes.

Segundo o Presidente da Comissão Geral Organizadora do JIFRO 2019, Olakson Pinto Pedrosa, foi uma honra trabalhar com as equipes de gestores, profissionais de educação e todos os demais. “Levar esse trabalho para a comunidade de Porto Velho e de Rondônia, levar a voz do esporte, que pôde assim proporcionar momentos de solidariedade, de confraternização. Estamos precisando muito neste momento difícil que estamos passando no país, independente de cortes orçamentários, nossa gestão topou fazer a competição, e fez com muita honra e com muito orgulho”.

O representante da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), Sérgio Francisco Loss, diz que houve “integração de alunos, servidores, comunidade externa que puderam prestigiar o sucesso dos nossos atletas. E tivemos resultados excelentes em termos de aprendizagem, porque o JIFRO é muito mais que uma competição, é também uma oportunidade de continuidade de formação. Tudo aquilo que é desenvolvido nos campi pelos professores de educação física, dos colaboradores, outros profissionais da educação que trabalham diretamente com esses alunos, tiveram no JIFRO uma oportunidade de concretizar mais uma etapa de formação, em que se aprende muito sobre solidariedade, caráter, relação interpessoal. Além de ser uma grande oportunidade de mostrar talentos, que inclusive são aproveitados nas etapas regional e nacional dos Jogos”.

IFRO um só time

Todo material dos Jogos está disponível nas redes sociais oficiais do IFRO. “Para nós comunicadores é uma felicidade ter tanto engajamento e tanta participação dos nossos alunos, inclusive, com mais de duas mil visualizações diárias nos nossos stories, com a participação da mídia local, além da cobertura dos meios de comunicação que estiveram conosco durante esse ano”, afirmou o Presidente da Comissão de Comunicação e Cerimonial dos Jogos, Valmir Vitor Viana Farias.

A cobertura de comunicação primou pela diversidade de imagens e de esportes, ficando registrado nas matérias no Portal do IFRO, nas postagens no Facebook, Instagram e Twitter, nos stories do Instagram, e nas pautas da mídia local. Mais de 60 vídeos foram publicados no Facebook, mais de 130 stories produzidos para o Instagram.  Entre as hashtags usadas para marcação estão as que contem as frases “IFRO um só time”, “Tô no IFRO” e “IFRO educação que transforma”.

Neste ano de 2019, mais uma vez os Jogos ficaram marcados pela capacidade de superar as adversidades, trabalhar em equipe e buscar soluções para os problemas que se apresentam. Para esta edição, os esforços precisaram ser duplicados.  “Todos levarão vida afora as experiências e conquistas proporcionadas por momentos tão especiais. São várias equipes e um só ‘time’, da primeira jogada ao último ponto. Joguem com as emoções, emocionem-se com os Jogos. É tempo de ousar ir além e se encontrar em um campo de grandes realizações”, trazia como expectativa as palavras iniciais do Reitor para o JIFRO na capital rondoniense.

Algo que foi seguido pela estudante do Campus Jaru, Maria Eduarda de Oliveira Cabeça. Ela atuou como goleira da equipe no futsal feminino, em seu primeiro JIFRO. “Foi incrível essa experiência, é algo que vou levar para o resto da vida. Com fé em Deus ano que vem nós estamos aí, de volta”, afirmou a atleta que diz ter sido muito bem recebida por todos.

“Quero parabenizar vocês alunos, independente do resultado, a participação de todos é fundamental para o esporte e a cultura na nossa instituição. Aos que irão nos representar na etapa nacional, desejo sucesso, que tenham resultado positivo, mas acima de tudo aproveitem esse momento de integração com outros alunos e servidores de outras instituições para trazerem experiências positivas para o dia a dia da nossa instituição”, conclui o Reitor Uberlando Leite.

• JIFRO_-_MOMENTOS_1
  • JIFRO_-_MOMENTOS_10