Pesquisadores do IFRO participam da 71ª Reunião Anual da SBPC em Campo Grande

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 09h55 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 17h08

SBPC IFRO 6O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) levou representantes para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A ação ocorreu por meio de edital lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP/IFRO), que selecionou estudantes com trabalhos aceitos para apresentação durante a SBPC 2019.

Realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), a Reunião contou com pesquisadores, estudantes e toda a comunidade científica do país em um evento que discute os rumos da ciência para o Brasil, salientando a importância da valorização da pesquisa científica para o progresso do país.

Os alunos contemplados apresentaram os seguintes trabalhos durante a SBPC 2019: Matheus Efraim Inacio, Trabalho: "Análise Biométrica de (delonix regia) após variados métodos de superação de dormência"; João Gabriel Moraes, Trabalho: "Utilização de kits de robótica e a plataforma Arduino como ferramenta de apoio ao ensino da Física"; Joyce Kellen Iglesias Souto, Trabalho: "Qualidade de mudas de Cojoba arborea L. produzidas em diferentes tipos de substratos"; Aline Pereira Santos, Trabalho: "O uso das aulas práticas, despertando o interesse dos estudantes pelo ensino da Química"; Fabrício Militino Fernandes, Trabalho: "Inclusão e Acessibilidade para o acolhimento de pessoas com deficiência no IFRO/Campus Ji-Paraná"; e Waléria Aparecida Vitorino, Trabalho: "Atendimento educacional especializado no ensino de Química: deficiência visual".

“É extremamente gratificante ser aluno de uma instituição como o IFRO, que incentiva a participação de seus discentes em eventos como este. A troca de ideias, juntamente com os relatos de experiência de profissionais de diversas localidades, acaba se tornando uma experiência única, as quais gerarão sem sombra de dúvidas grandes parcerias”, ressaltou o acadêmico de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste, Matheus Efraim Inacio.

A Reunião possibilitou o contato de estudantes e servidores do IFRO com demais parceiros institucionais, além de interação e troca de experiências com a comunidade científica de todo o país. São destaques os projetos que visam apresentar soluções para demandas educacionais e da sociedade na busca de soluções, além de ser um momento único para os alunos que têm oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas.

Para o estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Cacoal, João Gabriel Moraes, “participar da SBPC foi uma experiência que mudou toda a minha trajetória como pesquisador e expandiu minha visão sobre a pesquisa, poder visualizar outros trabalhos que podem mudar o progresso da humanidade foi simplesmente incrível. O evento é rodeado de pessoas competentes que levam a sério mínimos detalhes e que tornaram o evento totalmente receptivo. Sou muito grato por ter tido a chance de participar e apresentar na SBPC 2019”.

A 71ª edição teve como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas, envolvendo cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

A Programação Científica foi composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres (que incluiu a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também foram realizadas atividades paralelas, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). Encerrando o evento, ocorreu mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

• SBPC_-_IFRO_1
  • SBPC_-_IFRO_10