IFRO e IFMT se reúnem em busca de parceria

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 16h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 16h16

Reunião EaD entre IFRO e IFMT 8Uma reunião realizada na reitoria do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) marcou o início da construção de parceria na área de Educação a Distância entre o IFRO e o IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). O encontro ocorreu na terça-feira, 23, e contou ainda com visita técnica aos estúdios de TV, no Campus Porto Velho Zona Norte. Uma nova reunião deve ocorrer no mês de agosto, em Mato Grosso.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, mostrou aos visitantes a estrutura que o Instituto Federal possui em Rondônia, estando instalado seguindo praticamente o eixo da BR-364, mas com capilaridade de inserção no restante do Estado por meio dos polos de EaD (Educação a Distância), para os quais o IFRO possui dois estúdios de produção de conteúdo. Atualmente são 39 polos em parceria com prefeituras, 120 polos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e mais seis polos em parceria com a CAPES/UAB (Universidade Aberta do Brasil). Além de ter assinado com o IFPB (Instituto Federal da Paraíba) e estar em tratativas com o IFPE (Instituto Federal do Pernambuco), que irão replicar os cursos do IFRO em seus estados. “O IFRO tem possibilitado acesso e a inclusão mais efetiva das pessoas na educação de qualidade”.

O Pró-Reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara, explica que esta foi uma reunião introdutória, para um futuro termo de cooperação técnica entre os dois institutos. “São estados vizinhos, então, com situações muito parecidas. Essa primeira reunião trata apenas da apresentação das expertises das duas instituições. Inicialmente, são os pró-reitores de ensino e os diretores de educação a distância que apresentam seus produtos, mas também carregam por si relações internacionais, extensão, pesquisa e desenvolvimento institucional. Vamos fazer duas apresentações, neste primeiro momento Rondônia nos recebe, e num segundo momento Mato Grosso recebe Rondônia, para que possamos firmar essa parceria que é importante para a Rede Federal e Tecnológica. Lembrando que a palavra de ordem que se tem é que o trabalho em rede onde todos ganham e fica mais fácil de se conseguir o desenvolvimento institucional que é merecido pela Rede Federal”.

O Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Júnior, mostra que a proposta é firmar parceria para compartilhar expertise em produção de educação a distância e oferta de cursos, a exemplo do Tecnólogo em Segurança Pública que o IFMT possui em seu catálogo atual e outros do nível técnico à pós-graduação que pode ser compartilhado entre as duas instituições.

Também estavam na reunião o Chefe do Departamento de Educação a Distância (EaD/IFMT), Constantino Dias da Cruz Neto, e a Diretora Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, Sonia Regina Guimarães. Do IFRO estavam os pró-reitores de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, e de Desenvolvimento Institucional, Fabíola Assumpção de Moraes, a Assessora de Relações Internacionais, Laura Borges Nogueira, e a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Gonçalves de Lima, entre outros servidores.

Na reunião em Porto Velho, ainda ocorreram reuniões entre as pastas de ensino, de desenvolvimento institucional, de relações internacionais, em que poderão resultar propostas para ofertas de cursos de língua em conjunto entre os dois estados, para idiomas como Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão, por exemplo, bem como para a área de mediação tecnológica em parceria com secretarias de educação.

• Reunião_EaD_entre_IFRO_e_IFMT_1
  • Reunião_EaD_entre_IFRO_e_IFMT_10