IFRO assina termo de cooperação com a SEJUS-RO

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h29 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h55

IFRO Parceria SEjus 12

Representantes da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS) estiveram na tarde de quinta-feira (11) na Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), para assinatura do termo de cooperação, que visa promover cursos, via educação presencial ou à distância, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de extensão, com o objetivo de levar formação profissional técnica aos reeducandos do Estado de Rondônia.

A cooperação objetiva também a concessão de estágio educacional obrigatório ou não obrigatório para estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio, Superior e/ou Pós-Graduação regularmente matriculados no IFRO. Participaram da reunião, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a Secretária de Estado da Justiça, Etelvina Costa Rocha, a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, o Coordenador do Sistema Prisional, Célio Luiz de Lima, o Gerente de Reinserção, Túlio Rogério de Souza Lima, o Chefe do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Calama, George Madson Dias Santos, a Coordenadora de Integração, Ensino e Sociedade do IFRO, Ghueisa Silva Ribeiro, José Ítalo (Assessoria Jurídica da Sejus) e a Chefe do Núcleo de Capacitação, Iza Celesti.

Durante a reunião, o Reitor do IFRO apresentou aos participantes as potencialidades do IFRO, destacando as ações que poderão ser executadas a partir da cooperação. “O foco desta parceria é a oferta de cursos, sejam regulares ou de formação inicial e continuada, para formação de servidores do quadro da Justiça do Estado de Rondônia, e também para as pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, apenados e também egressos. O IFRO tem por objetivo formar cidadãos, capacitando pessoas em todos os níveis. É importante destacar que o Instituto Federal já desenvolveu ações de capacitação, como no Programa Empoderamento da Mulher, com mulheres apenadas de Porto Velho. A proposta é dar continuidade a essas ações, ampliando-as. É o nosso papel social”, pontuou Uberlando.

A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, destacou as ações já realizadas em parceria com a Sejus. “Já realizamos diversos projetos e ofertamos vários cursos, tanto no campus, como também nas unidades prisionais. O objetivo deste termo é fortalecer ainda mais a parceria com a instituição, no sentido de oportunizar às pessoas apenadas, adolescentes em conflito com a lei e também egressos do sistema prisional, acesso à qualificação profissional e reinserção no mundo do trabalho”, disse.

Para a Secretária de Estado de Justiça (SEJUS), Etelvina Costa Rocha, a parceria é de extrema importância para o sistema prisional, abrangendo desde os encarcerados até os servidores públicos, que poderão ser contemplados com capacitações. “Essa parceria é fundamental para que façamos com que o sistema prisional tenha uma visão diferenciada, resgatando o homem encarcerado, trazendo ele de volta para a sociedade de uma forma efetivamente positiva”, ressaltou.

• IFRO_-_Parceria_SEjus_12
  • IFRO_-_Parceria_Sejus_1