Cursos superiores do IFRO passam por avaliação do MEC

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 16h31 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 16h40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem recebido visitas de comissões do Ministério da Educação (MEC) para avaliação e reconhecimento de cursos superiores ofertados na instituição. Tendo em vista a expansão do IFRO em termos de oferta de novos cursos à comunidade, o fluxo de avaliações tem sido uma constante.

No ano de 2018 foi realizada a avaliação do curso de Licenciatura em Física do Campus Calama, a qual foi atribuída nota 3. Já para o primeiro semestre de 2019, ocorreram, entre os meses de fevereiro e maio, as avaliações in loco pelo Inep/MEC dos cursos: Agronegócio - Campus Cacoal (Nota 3); Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Vilhena (Nota 4); Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Porto Velho Calama (Nota 4); Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Ji-Paraná (Nota 5).

Ainda em 2019, a previsão é de que outros cursos do Instituto sejam avaliados, dentre eles: Licenciatura em Geografia – Campus Cacoal; Licenciatura em Ciências – Campus Guajará-Mirim; Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores – Campus Porto Velho Zona Norte; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial – Campus Porto Velho Zona Norte.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco (onde: 5 – Excelente; 4 – Muito Bom; e 3 – Bom).

O IFRO tem buscado a excelência nos resultados alcançados nas avaliações realizadas pelo INEP/MEC. Para tanto, sua Pró-Reitoria de Ensino (Proen) tem realizado um trabalho preventivo e com rigores metodológicos, principalmente no sentido de atender os indicadores de qualidade previstos no Instrumento de Avaliação utilizado pelo INEP/MEC durante as avaliações.

Ainda no sentido de qualificar suas equipes para receber as comissões de avaliação, a Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) realizarão o Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em setembro de 2019. Dentro da programação, uma das temáticas será o repasse de informações sobre o trabalho planejado na Proen, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE) e da Coordenação de Cursos de Graduação (CGRAD), orientando os coordenadores quanto às atividades envolvidas no processo de avaliação sob suas responsabilidades, bem como a sensibilização dos alunos para a importância da prova do ENADE.

O Pesquisador Institucional (PI – Prodin) e a Coordenação de Cursos de Graduação (CGRAD – Proen) são os responsáveis pelo acompanhamento dos processos de regulação e avaliação dos cursos de graduação junto ao MEC e também por assessorar os campi na preparação para o recebimento da visita da Comissão de Avaliação, além de acompanharem as visitas dos avaliadores.

Em relação aos resultados alcançados nas avaliações, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, atribui a excelência do resultado ao trabalho de toda a comunidade do Instituto Federal: “O IFRO reconhece e parabeniza o desempenho de todos nas conquistas destes indicadores, ressaltando o trabalho das coordenações, dos departamentos, das diretorias, das pró-reitorias, dos estudantes, dos técnicos e dos docentes no êxito da avaliação de qualidade dos cursos de graduação”, enaltece o gestor.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, o sentimento é de agradecimento pela dedicação dos professores do IFRO. “Não podemos deixar de agradecer o trabalho desenvolvido pelos professores em seus cursos e ressaltar também a política de capacitação do Instituto Federal de Rondônia que contribui para elevar ainda mais a qualificação do quadro funcional do Instituto, resultando em um trabalho de excelência”, observa.