IFRO realiza Workshop em Arranjos Produtivos Locais de Rondônia

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 19h41 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 19h44

IFRO Arranjos Produtivos Locais de Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Diretoria de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), e a Superintendência de Desenvolvimento e Infraestrutura do Estado de Rondônia (SEDI-RO) realizarão o I Workshop em Arranjos Produtivos Locais de Rondônia, nos dias 8 e 9 de julho.

A abertura ocorrerá na Reitoria do IFRO, na manhã do dia 8 de julho. A continuação do evento será com oficinas ministradas no Campus Porto Velho Zona Norte. Cerca de 130 pessoas devem participar. O público-alvo são os profissionais de assistência técnica, pesquisa, formação profissional e planejamento governamental, a exemplo das seguintes entidades: Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento), Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura), IFRO, Unir (Universidade Federal de Rondônia), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fapero (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), bancos, entre outras.

Entre os objetivos do Workshop estão orientar o reconhecimento e a homologação atualizada dos arranjos produtivos locais de Rondônia, discutir as condições de produção dos APLs e as necessidades de intervenção, bem como apresentar diretrizes de desenvolvimento para os APLs reconhecidos.

Segundo os organizadores, o evento contribuirá para a integração de diversos profissionais que atuam com políticas de desenvolvimento regional no Estado, integrantes das secretarias estaduais e municipais, dos órgãos de assistência técnica e pesquisa, das instituições formadoras e demais entidades, como sindicatos e associações.

O formato de workshop permitirá ainda uma análise mais detalhada dos perfis e necessidades dos arranjos produtivos locais. Diferentes agentes trabalharão de forma integrada, com orientação metodológica para a construção de propostas de intervenção que promovam o desenvolvimento. As propostas serão lançadas no início de um novo Plano Plurianual (PPA 2019‒2022), estratégia para a melhor aplicação de recursos, tanto pela orientação específica para os setores específicos quanto por subsidiar os governos em suas políticas de nova gestão.

As inscrições estão sendo realizadas gratuitamente no seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/wapl/