IFRO informa: MEC abre novas inscrições para Programa Bolsa Permanência

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 16h18 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 16h18

A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis, informa que o Ministério da Educação (MEC) abriu o Sistema de Bolsa Permanência para novas inscrições. O período vai de 02/07/2019 a 30/08/2019.  O Programa Bolsa Permanência é ofertado para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presenciais nas instituições federais de ensino superior.

Para se inscrever acesse o link: http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso, em seguida clique em “Primeiro Acesso” e preencha as informações requeridas. Para realizar o cadastro são necessários os seguintes documentos: 1. Termo de Compromisso do discente preenchido e assinado; 2. Auto declaração do candidato conforme modelo anexado; 3. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas; 4. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside e pertença em comunidade indígena e comprovante de residência em comunidade indígena; 5. Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside e pertença comunidade remanescente de quilombo e comprovante de residência em comunidade quilombola.

Os documentos devem ser digitalizados para serem anexados no momento do cadastro do discente. “Em tempo, destacamos que o MEC prevê aproximadamente 4 mil novas inscrições para este ano no Programa de Bolsa Permanência (PBP) não tendo previsão de contemplar todos os inscritos. Deste modo, solicitamos atenção especial quanto aos prazos para que os estudantes interessados possam, o quanto antes, fazer suas inscrições no sistema e providenciar as documentações requisitadas”, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida.