Pró-Reitoria de Extensão realiza visitas técnicas nos campi

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 17h43 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2019, 18h40

Proex Visitas nos campi 1A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), vem realizando desde março de 2019 um ciclo de visitas técnicas administrativas e multissetoriais nos campi da instituição.

As visitas, segundo o Diretor de Programas e Projetos de Extensão, Sergio Francisco Loss Franzin, tiveram como motivação o acompanhamento das atividades de extensão nos campi, onde foi possível orientar os colaboradores locais no desenvolvimento de suas atividades de rotina, envolvendo projetos, estágio, programas de aprendizagem, registros de extensão, incubadoras e acompanhamento de egressos. Dentre as ações das visitas, também esteve a aplicação de um minicurso de elaboração de projetos de extensão, com orientação e preparo para novos projetos nos campi. "É muito importante dominar as técnicas de elaboração de projetos no cotidiano. Além de promover a vantagem de instrumentar os agentes das ações, com as previsões e norteamentos exigidos, o domínio deste gênero textual favorece também à compreensão de seus correlatos (planos, programas e políticas). Trata-se de um porto seguro para consultas, organização, reflexão e direcionamentos. O IFRO, por ser especializado em ensino, pesquisa e extensão, precisa formar profissionais aptos à formalização de processos. O minicurso proposto atende à expectativa, na medida em que propõe atender justamente a um ponto de partida para o cumprimento dos objetivos institucionais", destacou.

Sérgio ressalta que, a cada ano, as circunstâncias de desenvolvimento das atividades de extensão se mostram muito diversas, inclusive com projetos novos e reordenamento de demandas e condições de oferta. “Há também o ingresso de novos servidores ou realocação daqueles que já fazem parte do quadro dos campi em novos setores, cujas formas e condições de trabalho são diversas e complexas. Existem também as mudanças no cenário nacional, inclusive de regulamentação. No final de 2018, foram aprovadas as diretrizes de extensão aplicadas aos Cursos de Graduação, que nortearam o Regulamento da Curricularização no IFRO. Mudanças ou proposições do tipo impactam todos os públicos atendidos, e mais ainda aqueles que prestam o suporte administrativo ou de gestão nos departamentos, já que precisam compreender por antecipação as diretrizes e se preparar para a instrução de procedimentos aos colegas de sua equipe e aos estudantes”, informou.

As visitas técnicas ocorreram em quase todas as unidades, com exceção do Campus Guajará-Mirim, que já está se organizando para as atividades, em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão.

• Proex_-_Visitas_nos_campi_1
  • Proex_-_Visitas_nos_campi_2