Protocolo de Intenções é assinado com municípios de RO

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 19h41 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 17h13

IFRO Assinatura do Termo de Protocolo de Intenção 13

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), realizou na terça-feira (23), cerimônia de Assinatura do Termo de Protocolo de Intenção entre o IFRO e representantes  de municípios de Rondônia interessados na abertura de Polos EaD do IFRO em suas localidades. O evento ocorreu no auditório da Reitoria, em Porto Velho.

Participaram da reunião e assinaram o termo, os seguintes representantes: Oscimar Aparecido Ferreira (Prefeito de Campo Novo de Rondônia), José Ramos de Melo (Secretário Municipal de Educação de Candeias do Jamari), Moisés Garcia Cavalheiro (Prefeito de Itapuã do Oeste), Evandro Marque da Silva (Prefeito de Monte Negro), Adinael de Azevedo (Prefeito de Nova União), Célio de Jesus Lang (Prefeito de Urupá) e Claudiomiro Alves dos Santos (Prefeito de Theobroma).

O Reitor Ubelando Tiburtino Leite apresentou aos participantes da reunião as atividades que o IFRO desenvolve, bem como seus indicadores e as potencialidades de expansão na oferta de cursos. “Apesar de possuirmos mais de 100 polos, ainda não estamos inseridos em todas as localidades do estado. É um desafio significativo para o instituto Federal, uma vez que foi criado para auxiliar no desenvolvimento do estado, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. A EaD vem como uma possiblidade para atingir esses locais, atendendo com cursos técnicos de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação, possibilitando àquelas pessoas que estão fora do eixo da BR também terem acesso ao ensino público e gratuito ofertado pelo IFRO. Hoje praticamente todas as instituições tem uma ação de EaD e não poderia ser diferente com o Instituto Federal. É um a contribuição do IFRO para a formação de pessoas em todos os níveis em Rondônia, e para que as mesmas possam se inserir no mundo do trabalho, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do país”, comentou.

O Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Junior, destacou que após a assinatura do Termo de Protocolo de Intenção, será realizada uma visita in loco nos municípios para verificar a viabilidade de implantação de um polo no local. “Logo depois faremos a assinatura do Termo de Cooperação, fechando desta forma a parceria e concretizando a legitimidade para os municípios ofertarem cursos de diversos níveis em parceria com o IFRO. Os benefícios são grandes, tanto para o Instituto Federal que cumpre sua missão de promover a educação pública e também para os municípios que levam para seus cidadãos formação educacional, qualificando-os e tornando possível a inserção dos munícipes no mundo do trabalho”, disse.

Célio de Jesus Lang foi um dos prefeitos que assinou o Termo de Protocolo de Intenção. O gestor do município de Urupá disse que a parceria com o IFRO para a implantação de um polo é de grande importância para os moradores da localidade, uma vez que mais pessoas poderão ter acesso a cursos técnicos e graduações. “Contamos com quatro ônibus que levam nossos estudantes para faculdades em Ji-Paraná, que está a cem quilômetros. Isso dificulta muito para a população frequentar uma faculdade, fator agravado para a população da zona rural, que precisa ir até a zona urbana de Urupá para pegar um dos ônibus que levam os estudantes para Ji-Paraná, e depois retornar e percorrer mais 30 trinta quilômetros, em alguns casos, para chegar em casa. Então o IFRO indo para o município vai nos ajudar muito, facilitando o acesso à educação para nossa população”,  relatou o prefeito.

Outro Prefeito que compareceu à reunião foi Claudiomiro Alves dos Santos, gestor do município de Theobroma e que também responde pela presidência da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). “É um momento histórico para nosso município, pois com o avanço da tecnologia é possível levar aos pontos mais difíceis do Estado ensino superior e tecnológico que o IFRO oferta. Estamos satisfeitos com esse processo de parceria e acredito que todos os munícipios atendidos tendem a ganhar muito, sobretudo em municípios onde a maioria da população é composta por trabalhadores rurais que não tem acesso às faculdades em seus municípios. Ao assinar esse termo colocamos em pé de igualdade aquele cidadão que está no ponto mais distante da zona rural com aqueles que estão em centros urbanos maiores. Tenho certeza que a instalação de um polo do IFRO vai ser uma grande conquista para nosso município”, falou.

• IFRO_-_Assinatura_do_Termo_de_Protocolo_de_Intenção_10
  • IFRO_-_Assinatura_do_Termo_de_Protocolo_de_Intenção_11