Unir e IFRO promovem curso de cerimonial universitário

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 18h08 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 18h41

IFRO e UNIR Curso de Cerimonial Universitário 8

Servidores envolvidos com eventos institucionais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Instituto Federal do Acre (IFAC), Universidade Federal do Acre (UFAC), Faculdade de Rondônia (FARO), Faculdade Integradas Aparício Carvalho (Fimca), empresas de eventos, cerimonialistas e mestre de cerimônia participaram entre os dias 09 e 11 de abril do curso “Cerimonial Universitário”. O curso ocorreu no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte e contou com participantes de Porto Velho, Rio Branco, Ariquemes, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Vilhena, Colorado, Cacoal, Rolim de Moura e Presidente Médici.

O responsável por repassar as informações para os participantes foi o cerimonialista da Universidade Federal do Piauí, Manoel Vera Cruz da Silva Filho, que possui ampla experiência na área de cerimoniais em eventos.  “A finalidade deste curso é propiciar aos participantes os conhecimentos médios e profundos de que trata todo o elã de um cerimonial universitário. Vemos que a universidade não trata só de colação de grau, embora seja sua finalidade principal graduar seus concludentes, mas ela tem outras atividades como os seus congressos, seminários, aulas inaugurais, inaugurações, concessões de títulos e honrarias, e aí que o cerimonial universitário tem que entrar com seu zelo protocolar, com a sua formalidade, com as regras conforme as resoluções de cada instituição, para que os membros que atuam no cerimonial possam mostrar à sociedade um verdadeiro desenvolvimento de uma solenidade. O cerimonial universitário é imprescindível em qualquer instituição de ensino superior, sejam em universidades, faculdades, institutos, tanto no nível público como também no privado”, explicou o ministrante da capacitação.

Segundo a Assessora de Cerimonial e Protocolo da UNIR, Marina Castro Barbosa, o objetivo do curso foi o de orientar os participantes sobre a importância de um cerimonial bem organizado, com cumprimento do protocolo com zelo e rigor para que a imagem institucional seja promovida com eficiência, além de capacitá-los para aplicar os conhecimentos ministrados nas suas instituições de origem. “Através de parcerias consolidadas com instituições de ensino público e privado, assim como empresas particulares que identificaram a necessidade de conhecer mais sobre o Cerimonial Universitário e Cerimonial e Protocolo, realizamos este curso. Foi um feliz exemplo de que juntos podemos mais, sem diferenciação de serviço prestado, mas com o único objetivo de fazer o certo dentro das normas de cerimonial e promoção da imagem positiva da instituição”, acrescentou.

Érica Jennings Coutinho, Relações Públicas do IFRO, disse que o curso foi esclarecedor em muitos aspectos. “É muito importante para o profissional da área buscar conhecimento e aperfeiçoamento sobre o tema. O conteúdo foi muito bem executado, o palestrante sanou todas as dúvidas, apresentou novas discussões e houve uma interação entre os participantes no compartilhamento de suas realidades e vivências. Para o Instituto esta participação é de suma importância, principalmente para nos adequarmos em atendimento à legislação federal, ao Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal  e à Resolução nº 08/2018/CONSUP. O IFRO tem entendido a necessidade da padronização e valorização dos eventos institucionais, em especial as Colações de Grau e Certificações, afinal elas representam o encerramento de um ciclo de dedicação, formação e trabalho acadêmico, apresentando a sociedade os novos profissionais, agora formados”, lembrou.

Para a Relações Públicas do Instituto Federal do Acre (IFAC), Natália Lima, a capacitação foi fundamental para debater os vários conceitos que existem nas diretrizes e normas do protocolo do cerimonial universitário. “Esse curso serviu também como forma de integrar os profissionais da área, do cerimonial, tanto RP quanto outros profissionais da área de comunicação pública e também da iniciativa privada para trocar informações, sanar as dúvidas que temos diante destas solenidades oficiais, seja nas instituições públicas ou em cerimoniais sociais que existem. Iniciativas como essa são fundamentais para nós enquanto profissionais alinharmos as ideias, e demonstrarmos que a comunicação exerce um papel estratégico nas instituições”, comentou.

• IFRO_e_UNIR_-_Curso_de_Cerimonial_Universitário_1
  • IFRO_e_UNIR_-_Curso_de_Cerimonial_Universitário_10