Iniciadas atividades do Projeto de Pesquisa Diagnóstico Regional São Miguel

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 15h44 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 16h48

Observatório IFRO Reunião Alvorada 1

O Observatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) iniciou, no dia 26 de março, as atividades que integram o Projeto de Pesquisa “Diagnóstico Regional São Miguel do Guaporé”. Entre os dias 26 e 29 de março foram realizadas as reuniões nos municípios de Alvorada D'Oeste, São Francisco do Guaporé e Costa Marques com representantes do poder público e entidades representativas. Nas próximas semanas serão realizadas reuniões nos demais municípios da região de influência do Campus São Miguel do Guaporé e será iniciada a aplicação dos questionários aos estudantes e à população em geral. A previsão é que esta etapa seja encerrada até o final do mês de abril.

A pesquisa tem como objetivo mapear demandas econômicas e sociais por cursos de formação profissional e tecnológica e seus fatores intervenientes na área de influência do Campus São Miguel do Guaporé, a fim de fornecer subsídios para tomada de decisão quanto às melhores alternativas de eixos de formação e cursos que se articulem com os vetores produtivos da região de São Miguel do Guaporé.

Segundo o Coordenador do Observatório do IFRO, Braulio Gerhardt, na primeira etapa da pesquisa está sendo realizada a coleta de dados primários através da aplicação de questionários com estudantes do último ano do ensino fundamental e do último ano do ensino médio. Reuniões com representantes de instituições do poder público e de entidades representativas (associações, sindicatos, cooperativas, etc) em cada um dos oito municípios da região de influência do Campus São Miguel do Guaporé (São Miguel do Guaporé, Alta Floresta D'Oeste, Alvorada D'Oeste, Costa Marques, Nova Brasilândia D'Oeste, Novo Horizonte D'Oeste, São Francisco do Guaporé e Seringueiras) estão previstas.

Nesta etapa também participaram das ações o Diretor-Geral do Campus São Miguel do Guaporé, Miguel Fabrício Zamberlan, como coordenador da equipe de campo, bem como alunos do polo EaD da unidade, como pesquisadores bolsistas. Nas etapas seguintes se juntarão à equipe os pesquisadores a serem selecionados através de edital de seleção. “A pesquisa tem tido uma boa aceitação nos municípios da região, pois a comunidade local entende a importância de se ter a presença de uma instituição de ensino federal na região, sendo a primeira que poderá oferecer cursos técnicos e superiores presenciais naquela região”, destacou Braulio Gerhardt.

Sobre o Observatório

O Observatório do IFRO constitui-se num espaço institucional destinado à realização de pesquisas sobre o mundo do trabalho e sua interação com a Educação Profissional e Tecnológica de modo a apoiar o planejamento estratégico da instituição. Os estudos realizados pelo observatório têm enfoque estadual, sem perder de vista os processos regionais e nacionais que possam influenciar a dinâmica do mundo do trabalho no estado de Rondônia.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/04_Abril_2019/09-04-19/observatório_