IFRO comemora Dia do Bibliotecário

Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 15h04 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 15h37

Dia do BibliotecárioHoje (12 de março) se comemora o Dia do (a) Bibliotecário (a). Gerenciando mais de 70 mil exemplares de materiais bibliográficos disponíveis no sistema de gestão de acervo, empréstimo e colaboração entre bibliotecas, o GNUTECA, a responsabilidade dos profissionais da área cresce a cada dia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e na sociedade. No Instituto são 14 bibliotecários (as), sendo duas nas bibliotecas dos Campi Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Zona Norte, e mais um(a) bibliotecário(a) nas unidades Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Ariquemes e Reitoria. A instituição conta ainda com 22 auxiliares de biblioteca.

Conforme a Assessora de Bibliotecas (ABIB/IFRO), Cledenice Blackman, há muito que comemorar institucionalmente na área de Gestão da Informação no IFRO, tendo em vista que as Coordenações de Bibliotecas e a equipe de auxiliares dos campi conseguiram realizar a implantação do sistema de gestão de acervo, empréstimo e colaboração entre bibliotecas GNUTECA iniciada em maio 2014. “Atualmente, de maneira geral, todo o acervo está automatizado e disponível para consulta na base do Sistema GNUTECA dos(as) usuários(as) acessando o link: https://biblioteca.ifro.edu.br. É uma prestação de serviço do(a) profissional bibliotecário(a) e auxiliares de biblioteca, no trabalho de digitalização da informação do IFRO, organizando e disseminando a informação com qualidade para toda a comunidade acadêmica do Instituto e, consequentemente, de toda Rondônia. Além disso, estamos em fase de disponibilizar a Biblioteca Digital institucional, trabalho em conjunto da Pró-Reitoria de Ensino, que contará com o gerenciamento da Diretoria de Educação a Distância”, informa Cledenice.

Cledenice Blackman destaca que, por intermédio do cumprimento da lei 12.244, o Brasil busca a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino, compostas por coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

História
O Dia do Bibliotecário foi instituído em 1980, pelo Decreto 84.631. A data homenageia o nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Engenheiro, com aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos e que, aos 33 anos, mudou sua área de trabalho para a Biblioteconomia. Foi aprovado em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947 trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.