IFRO seleciona aluno de graduação para o Projeto LAPASSION

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 20h10 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 20h47

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), abriu inscrições para seleção de aluno de graduação do IFRO para participar do desenvolvimento de projetos multidisciplinares no âmbito do projeto LAPASSION, em São Luís – MA, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A seleção é voltada para discentes de cursos de graduação do IFRO (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), de qualquer área do conhecimento. Um acadêmico será selecionado para participação no desenvolvimento de projetos multidisciplinares, visando a montagem de uma rede de colaboração internacional em busca de projetos de inovação. Os requisitos para concorrer à vaga podem ser conferidos no Edital, através do seguinte link: https://bit.ly/2tIwlRc.

O período de atividades será de 10 semanas, de acordo com as atividades estabelecidas pelo projeto LAPASSION. O auxílio financeiro no valor de R$ 5.000,00 será destinado para subsidiar aquisição de passagens, despesas de instalação (hospedagem) e alimentação referentes ao período de estada do aluno na cidade de São Luís (MA), exclusivamente para a realização das atividades referentes ao projeto LAPASSION. O IFRO não concederá suplementação de recursos para fazer frente às despesas adicionais, subentendendo-se que qualquer acréscimo de gastos que exceder o valor disponibilizado é de exclusiva responsabilidade do proponente.

A inscrição da proposta deverá ser realizada pelo aluno candidato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 05 de março de 2019. No ato da inscrição também deverão ser enviados uma lista de documentos, em formato PDF. A lista pode ser conferida no item 5 do Edital.

A análise das propostas submetidas na seleção será realizada em 4 etapas, todas de caráter eliminatório: Etapa I - Análise Técnica – documental; Etapa II – Redação em Inglês; Etapa III - Análise de Currículo e Etapa IV - Entrevista em Inglês. Mais detalhes de cada etapa podem ser consultados no item 6 do Edital.

O resultado final será divulgado no dia 8 de março no Portal do IFRO. Já a participação no desenvolvimento de projetos multidisciplinares do projeto LAPASSION, em São Luís (MA) ocorrerá entre os dias 18/03 e 23/05.

Mais informações acerca do conteúdo deste Edital podem ser obtidas junto ao NI/ARINT através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o Projeto LAPASSION

O Projeto LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, envolvendo a participação de treze instituições de ensino, sendo cinco do Brasil: IFG, IFTM, IFSul, IFMA e IFAM; duas do Chile: Pontifícia Universidade Católica do Chile - PUC e Fundação do Instituto Profissional – DUOC; duas do Uruguai: Universidade da República de Uruguai – UDELAR e Universidade Técnica de Uruguai – UTEC; duas da Espanha: Universidade de Vigo – UVIGO e Universidade de Samalanca – USAL; uma da Finlândia; Universidade de Tampere de Ciências Aplicadas – TAMK; e Instituto Politécnico do Porto - IPP (Coordenador do Projeto), além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e da Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP).

O objetivo do LAPASSION é desenvolver projetos multidisciplinares que possuem como características principais o atendimento de demandas da comunidade que sejam resultados de ideias inovadoras e visem à criação de novos protótipos, produtos e serviços envolvendo domínios de conhecimento diferentes, bem como grupos de estudantes de diferentes países, priorizando ainda o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe; liderança; gerenciamento de conflitos; negociação etc.

O Projeto LAPASSION realizou uma de suas etapas no Chile, na Pontifícia Universidade Católica do Chile - PUC e Fundação do Instituto Profissional – DUOC, contando com a participação de estudantes de vários países. Nessa etapa, o foco foi desenvolver tecnologias para assistência da população idosa. Nesta nova etapa, o conjunto de projetos multidisciplinares que será desenvolvido em São Luís - MA, no período de março a maio de 2019 (10 semanas), terá como temática geral: "Melhorando o IDH do Maranhão".