Servidores do IFRO participam de seminário de psicoeducação e saúde mental

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 12h43 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 12h43

Seminário de Psicoeducação 5

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis, promoveu a capacitação de 21 servidores lotados nas Coordenações de Assistência Estudantil dos nove campi que compõem o IFRO.

A capacitação ocorreu em parceria com a Rede Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (RMEVSCA) e outras entidades parceiras, com a realização do I Seminário de Psicoeducação e Saúde Mental, que teve como tema a “Prevenção ao Suicídio pede Promoção da Vida”. A parceria ocorreu por intermédio do servidor Jacson Melo de Carvalho, psicólogo do Campus Porto Velho Zona Norte.

A abertura do evento ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2019 no auditório do SINDSEF, contando com a presença do Pró-Reitor de Ensino, Professor Edslei Rodrigues de Almeida, que durante a sua participação na mesa de abertura ressaltou a importância da parceria do IFRO com outras instituições, bem como do comprometimento dos servidores da instituição e dos demais que estavam presentes na reflexão-ação sobre uma temática relevante na sociedade atual, que é a prevenção ao suicídio.

A palestra de abertura foi proferida pelo psicólogo Leonardo Abrahão e teve como tema a “Prevenção ao Suicídio pede Promoção da Vida”. Na oportunidade, o profissional fez apontamentos sobre o suicídio no estado de Rondônia, principalmente no munícipio de Porto Velho, comparando os dados da capital com os índices do país. Leonardo destacou ainda sobre o envolvimento que todos os segmentos da sociedade devem ter na promoção de estratégias necessárias para a promoção da vida.

No segundo dia do evento ocorreu o Workshop “Prevenção ao Suicídio pede Promoção da Vida: Reflexões, Compreensões e Estratégias possíveis nos diferentes espaços de circulação subjetiva” que foi conduzido pelos psicólogos Leonardo Abrahão e Valéria Ribeiro.

A Diretora de Assistência Estudantil (Proen), psicóloga Maria Rosimére Salviano de Moura, pontuou que o evento abordou um “tema de extrema relevância, em virtude dos atuais índices de suicídio e de crescimento do adoecimento psíquico da população brasileira, especialmente na população adolescente. O evento discutiu a necessidade do desenvolvimento de estratégias aprofundadas, qualificadas e de forma intersetorial para a criação de uma cultura de promoção da saúde mental. A valorização do autoconhecimento, da solidariedade e das diferenças foi um compromisso reafirmado pelos participantes do evento para a promoção de cultura de valorização da vida”.

A servidora da Coordenação de Assistência Estudantil (Caed) do Campus Cacoal, Silvia Lovatto destacou que: “O I Seminário de Psicoeducação e Saúde Mental, promovido em parceria com o IFRO foi de grande relevância para nós psicólogos e demais profissionais que lidam com o tema, assim como toda pessoa que apresenta disponibilidade emocional para auxiliar o próximo. Os psicólogos Leonardo Abrahão e Valéria Ribeiro trouxeram novos olhares e estratégias, bem como despertaram em nós a sensibilidade humana no olhar ao outro. Conhecimentos estes que pude colocar em prática momentos após o seminário com resultado e êxito! Importante a iniciativa do IFRO em capacitar e proporcionar este momento aos servidores, frente ao cenário que estamos inseridos, pois nosso objetivo é atender integralmente e promover saúde mental e qualidade de vida aos nossos alunos”.