CPA prepara novo Relatório de Autoavaliação Institucional

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 08h53 | Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 08h54

CPA Reunião Pró Reitor 1Os membros da Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (CPA/IFRO) estiveram reunidos de 28 de janeiro a 1 de fevereiro na Reitoria. Eles preparam o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional.

Seguindo os compromissos agendados para elaboração do Projeto de Autoavaliação Institucional, o ano de 2018 foi o primeiro de três anos que compõe o Ciclo Avaliativo 2018-2020. “Uma das inovações neste Ciclo foi a inclusão dos estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio no processo de avaliação”, explicam os membros da Comissão: Clayton Feraz, Max Uanderson, Emi Silva e Wilka Alexandra.

A CPA conduz e sistematiza os processos de Avaliação Institucional segundo critérios pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), abrangendo a realidade e as diferentes dimensões do IFRO, especialmente as expressas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

A inclusão dos alunos de nível médio ampliou consideravelmente o número de avaliadores. Assim, o volume de informações levantadas, analisadas e tabuladas está subsidiando a elaboração de um Relatório Parcial da Autoavaliação com inúmeras sugestões que objetivam contribuir com o planejamento de ações gerais e pontuais que tragam soluções práticas e que atendam aos anseios da comunidade acadêmica; com a orientação para expansão da oferta do ensino no âmbito do IFRO; com a melhoria da qualidade da educação; e com o aumento permanente da eficácia institucional.

O Relatório Parcial de Autoavaliação deverá ser publicado até o dia 31 do mês de março, que é também o prazo limite para submissão à apreciação do Ministério da Educação.

Na última semana, também foram realizadas reuniões envolvendo outras áreas que compõem a Reitoria. Com representante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Jardel Pereira; com a coordenadora da Assessoria de Comunicação, Janaina Saldanha; e com os representantes da Pró-Reitoria de Ensino, Edsley Almeida e Moisés José Rosa, confirmando a continuidade de parceria e estreito relacionamento com a CPA.

Visita

Entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, a Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal do Amapá (CPA/IFAP) agendou visita técnica gerencial ao IFRO. A vinda dos membros da Comissão do estado do Amapá tem como objetivo obter informações sobre a metodologia de trabalho acerca da sensibilização da comunidade acadêmica, coleta, tabulação e análise de dados institucionais e demais informações pertinentes ao bom desenvolvimento das atividades da CPA/IFRO.

Conforme o Presidente da Comissão, Clayton Ferraz, “receber os colegas da CPA/IFAP representa, para nós, o reconhecimento e consolidação do trabalho realizado pela CPA no âmbito do IFRO. É também uma motivação para continuarmos buscando inovações no processo de avaliação e superando os desafios que se apresentam no decorrer dos ciclos avaliativos. Nos dá a certeza de que além do nosso trabalho ultrapassar as fronteiras de nossa instituição, serve como inspiração para que outras comissões busquem a excelência por meio da autoavaliação institucional”.

• CPA_-_Reunião_Pró-Reitor_1
  • CPA_-_Reunião_Pró-reitor_2