Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO ganha destaque nacional com propostas de tecnologia para a Campus Party Brasil

Publicado: Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 13h01 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 09h59

CAMPUS PARTY 2018 IFROA participação de estudantes e servidores do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) na 12ª Campus Party Brasil (CPBR12) ganhou repercussão nacional. Entidades como o Ministério da Educação e o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), juntamente com a imprensa regional e nacional, deram destaque ao fato de oito dos 40 projetos aprovados para a Campus Future serem do IFRO. O programa integra as atividades da Campus Party e nele projetos universitários e de cursos técnicos de nível médio são selecionados a partir de soluções tecnológicas desenvolvidas em ambiente acadêmico e com a possibilidade de se tornarem reais. Em 2019, o evento ocorre de 12 a 17 de fevereiro, com cerca de mil horas de conteúdo, no  Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

De modo geral, a participação do IFRO ocorre desde 2011, por meio do campus Ji-Paraná, e posteriormente houve participação das demais unidades, como Vilhena, Guajará-Mirim e Calama. Segundo a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, a expansão ocorreu por conta do crescimento da demanda e objetivando proporcionar maior eficácia, com geração de resultados para alunos e servidores, bem como fortalecer a cultura empreendedora e inovadora no Instituto. Graças ao empenho de sua comunidade escolar, o Instituto alcançou 20% do total dos selecionados na Campus Future.

O ano de 2017, por meio da Reitoria, marcou o início do apoio específico à participação na Campus Party Brasil, por meio da publicação de editais que visam selecionar projetos de caráter empreendedor, tecnológico e inovador desenvolvidos no âmbito do IFRO, de forma a viabilizar a participação no evento nacional. “A jornada é totalmente multidisciplinar, proporcionando desafios e atividades diariamente. Diferente do que muitos acham, não é um evento apenas de tecnologia da informação”, afirma a pró-reitora.

 “Na edição de 2018, foram selecionados dez projetos nas mais diversas áreas, com a participação de 40 alunos e servidores. Isso tem contribuído muito para a formação de nossos alunos e para o desenvolvimento de novas competências nos servidores e alunos participantes. Além dos participantes selecionados pelo edital da Reitoria, o Campus Ji-Paraná enviou mais 40 participantes, totalizando uma caravana de 80 pessoas, entre alunos e servidores”, recorda Goreth.

Os oito projetos aprovados por Rondônia no principal evento da CPBR12 são: Smart Long Sleeve Shirt: tecnologia vestível para ciclistas (Kaio Alexandre, Bruno Felipe, Igor Ramos e Cleiton Ribeiro); Desenvolvimento de um Rover de análise de solo e gestão de produção agrícola (Kariston Dias, Álamo Conrado, Paulo Cristiano e Matheus Lemes); Boia Secchi - Monitoramento da Turbidez/Transparência da água voltada à piscicultura (Kaio Alexandre, Jéssica Evangelista, Ezequiel Nascimento e Roberto Lucas); Balanceamento inteligente da alimentação bovina através da automatização do cocho utilizando RFID (Kaio Alexandre, Aldoino Bonadeu e Lucilene Venancio); Desenvolver um jogo digital para o ensino de lógica de programação utilizando a softwares de desenvolvimento de jogos e modelagem 3D (Jackson Henrique da Silva Bezerra); Implementação de Protótipo de Sistema de Gerenciamento de Consumo de Energia Elétrica utilizando nodeMCU em rede em malha Wi-Fi com Raspberry (José Lucas Brandão Montes); Smart-Extend (Kariston Dias Alves); e QRTree (Luiz Henrique, Riul Sudário e Geisniwander Pelegrini).

O acadêmico do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema do Campus Porto Velho Calama, Bruno Felipe da Silva, resume o que é ter a possibilidade de desenvolver um projeto de interesse social: “a prática é diferente de estudar uma matéria em sala de aula, pois colocar a mão na massa nos dá uma visão totalmente diferenciada”.

2019

Na Campus Party Brasil 2019, o Instituto Federal de Rondônia participará com mais de 13 projetos, pois além dos oito que foram selecionados pela Campus Future, outros três foram selecionados para o Sebrae Like a Boss. Além de um projeto selecionado para o programa Startup & Maker, coordenado pelos professores do Campus Cacoal, Thiago Kaiser, Juliano Cristhian e Luiz Henrique Aguiar, e desenvolvido pelos alunos egressos do IFRO.

O Startup & Maker é um programa que seleciona startups e projetos makers para apresentarem suas ideias na área de exposições da Campus Party, objetivando destacar e impulsionar empresas e projetos inovadores com soluções tecnológicas. Já o Sebrae Like a Boss é um espaço de interação para startups de todo o país, que objetiva estimular empreendedores a pesquisar informações, expor seus projetos e buscar mentorias sobre negócios. 

“O fomento e apoio financeiro aos participantes está sendo feito parte por Edital da Reitoria, com o apoio do Campus Porto Velho Calama, e parte pelo Campus Ji-Paraná, que tem envidado grande esforço para que seus alunos e servidores participem anualmente”, afirma a pró-reitora de Extensão.

Fomento

Nos últimos anos o IFRO tem se destacado no cenário nacional por sua atuação e alto desempenho nas ações de empreendedorismo e inovação. “Entendemos que este sucesso deve-se ao desenvolvimento de uma política de fortalecimento dessas ações alinhada ao excelente desempenho e comprometimento dos nossos servidores e alunos, que não medem esforços para desenvolver o melhor em busca de soluções inovadoras para os problemas e desafios da sociedade rondoniense”.

Para o fomento ao empreendedorismo e inovação no âmbito do Instituto, as principais ações vão da atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica, na reitoria e nos campi, à criação da Rede de Incubadoras de Empresas (REDINOVA) com a implantação três incubadoras.

Há ainda publicação de editais de ensino, pesquisa e extensão e de fomento ao desenvolvimento de tecnologias sociais; práticas empreendedoras e criação de startups; realização da I Startup Weekend em Porto Velho e da I Startup Weekend Agrotech em Ji-Paraná; realização do programa Células Empreendedoras, com a finalidade de desenvolver competências de alunos e servidores para o empreendedorismo social; implantação do Programa Jovem Aprendiz; e realização do Projeto Empoderamento da Mulher, que objetiva a qualificação profissional de mulheres em vulnerabilidade social e sua inserção no mundo do trabalho.

E o fomento ao empreendedorismo e à inovação ainda é feito no apoio à participação de estudantes e servidores nas ações, de maneira a proporcionar uma formação integral, nas mais diversas áreas e segmentos, agregando conhecimento, ampliando possibilidades de parcerias, redes de contato e atraindo mídia e investidores para os mais diversos projetos de pesquisa, inovação e extensão tecnológica. “Com essas medidas, objetivamos transformar o IFRO em um ecossistema de inovação e empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável, alinhado à realidade local, regional e nacional”, conclui Maria Goreth.

CPBR

Realizada anualmente desde 2008, a Campus Party Brasil é considerada o principal acontecimento tecnológico do país, uma vez que trata dos mais diversos temas relacionados à inovação. A principal cidade que sedia é São Paulo, tendo sido realizadas outras edições em algumas capitais do Brasil, a exemplo de Porto Velho, que recebeu em 2018 a primeira Campus Party da região Norte. Mundialmente, a Espanha foi escolhida em 1997, se expandindo para outros países posteriormente, reunindo milhares de cidadãos para um evento marcado por inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital.

O evento é dividido em três áreas: a “Open Campus”, que é gratuita e traz Simuladores, Drones, Estandes de patrocinadores, MakerSpace, Startups & Makers, Educação do Futuro, Roboticampus, Campus Jobs e praça de alimentação. O segundo espaço montado é a “Arena”, onde é possível acompanhar palestras, Workshops, Hackathons, bancadas com internet de alta velocidade e três academias: Gamers, Developers e Creators. E a terceira área, também paga como a Arena, é a “Camping”. Nela está reservada ao camping, possuindo barracas, duchas, e um espaço wellness para cuidados com a saúde e bem-estar.

No evento realizado em Rondônia, o IFRO participou com cerca de 600 alunos e servidores. A Campus Party foi realizada no período de 1 a 5 de agosto na capital rondoniense. Todos os campi do IFRO se envolveram e contribuíram nas mais diversas atividades, desde alunos voluntários a servidores, que atuaram como mentores ou palestrantes. Além dessas participações o IFRO realizou competições de robótica, apresentou diversos projetos na Campus Future e Startup & Maker, ficando selecionado entre as primeiras colocações daquela edição.

Repercussão externa

Com as propostas aprovadas para a Campus Party Brasil 2019, o IFRO ganhou destaque nacional. Confira as matérias divulgadas sobre a participação na próxima edição da CPBR:

*Instituto Federal de Rondônia tem oito projetos selecionados no Campus para o Futuro –  TV Mec

*Instituto Federal de Rondônia, o Real Madrid da Campus Party –  Revista Istoé Dinheiro   

*Alunos do IFRO criam protótipo de roupa para segurança de ciclistas Programa Radiofônico Trilhas da Educação – Rádio MEC

*É isso mesmo. Dos 40 projetos selecionados para o evento, que faz parte da Campus Party Brasil 2019, em #SãoPaulo, oito são do IFRO - Instituto Federal de Rondônia e um do Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Facebook Conif

*Tecnologia de RO para o Brasil: Alunos do IFRO apresentarão projetos na Campus Party – Jornal de Rondônia - 1ª edição   

*Ifro tem oito projetos selecionados no Campus para o Futuro – Jornal Diário da Amazônia

*Alunos do IFRO representam Rondônia na Campus Party Brasil – Canal SIC TV   

*Projeto robótico desenvolvido por adolescentes ganha destaque na edição Campos Party – Rede TV! Rondônia

*Instituto Federal De Rondônia, o Real Madrid da Campus Party – Rondônia ao Vivo

*Instituto Federal de Rondônia é destaque a nível nacional em tecnologia – Ariquemes Online

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.