Estudantes do IFRO podem concorrer à bolsa de estudo no Canadá

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 20h02 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 20h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, está promovendo seleção simplificada de estudante de Curso Superior de Tecnologia para bolsa de estudo no Canadá. As inscrições vão até o dia 4 de dezembro e o IFRO pré-selecionará um candidato. Serão concedidas, ao todo, cinco bolsas, sendo uma bolsa por região do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).

Sobre o Programa

O Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs - CBSP), o Colleges and Institutes Canada (CICan), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), oferecerá nova edição do programa para o período 2019-2020. O Programa é dedicado aos estudantes brasileiros de cursos superiores em tecnologia das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês e estudar em institutos e colleges canadenses.

Quem pode concorrer?

Somente estudantes que estejam devidamente matriculados em cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) poderão participar da pré-seleção. Alunos de cursos de Bacharelado e Licenciaturas não são elegíveis à seleção. A duração da bolsa é de, no máximo, 16 meses, incluindo: curso de idioma (inglês), por no máximo seis meses, dois semestres de estudos de graduação, com duração de oito meses, e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa, com duração de dois meses.

Bolsa

A bolsa de estudos inclui taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem de ida e volta do Canadá. Também estão incluídos uma ajuda de custo para cobrir despesas de acomodação, além de ajuda de custo mensal e seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá.

Etapas da pré-seleção

A pré-seleção contará com três etapas: 1) Envio da documentação completa; 2) Análise da documentação e dos critérios de pontuação; 3) Entrevista e avaliação com a ARINT/IFRO. O resultado da pré-seleção no IFRO será publicado no dia 7 de dezembro. O candidato pré-selecionado pelo IFRO terá sua candidatura enviada ao CONIF (com cópia para o CICan) para consideração e avaliação. Os resultados serão comunicados pelo CONIF ao IFRO até 19 de dezembro de 2018, divulgando os candidatos selecionados. Saiba como participar acessando o Edital AQUI.