Mais de 450 pessoas participam da abertura do Conpex em Porto Velho

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 18h28 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 18h36

Abertura Conpex 1 O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) abriu o VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpex) na manhã da quarta-feira (21), no auditório da Faculdade UNIRON, em Porto Velho. Mais de 450 pessoas acompanharam a solenidade, iniciada com a apresentação do Coral do Campus Colorado do Oeste, intitulada “Música brasileira, do interior ao litoral”. Na sequência foi composta a mesa oficial para solenidade.

Conforme o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, o Conpex iniciou no ano de 2013, agregando as áreas de pesquisa e extensão, acrescentando o ensino posteriormente, na visão de que educação precisa de valorização para conseguir acompanhar mudanças da indústria e de toda a sociedade. Convidando a olhar o outro a partir do próprio olhar do outro, ele convocou: “saiam daqui com vidas transformadas”.

Na fala da Diretora-Geral Substituta do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, ela parabenizou a organização geral do evento e mostrou que a previsão ser de três dias de muitas atividades. “Para mim é um privilégio sem igual ter nesse congresso a professora Joana D´Arc, nesta que é a segunda vez que o nosso campus sedia o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRO”. No pronunciamento do representante da Pró-Reitoria de Extensão, Sérgio Francisco Loss, foram divulgadas as ações de destaque da instituição em projetos de extensão, bem como a novidade trazida ao Conpex na instalação da Arena Soluções, trazendo uma nova forma de tratar o empreendedorismo, como objetivo de proximidade com o público. “É fundamental essa aproximação com outras escolas. E o Conpex faz isso, e também valoriza o que vocês fazem”, disse Loss.

O Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, explicou o que havia de diferente no formato do Conpex. “Ninguém ficará desassistido, temos atividades para todos. Atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e que expandem a formação de todos. Estão representados todos os alunos por meio de atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano nos campi”. Outro apontamento feito pelo pró-reitor foi em torno da educação brasileira, que continua fora da pauta nacional, e muito fragilizada. “O que todos fazemos é a diferença, para que ela se fortaleça e chegue à agenda nacional. A educação é o caminho seguro para o sucesso, não existe outro”, resume.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, o evento recebeu mais de 1,5 mil inscrições. Ao agradecer a todos que aceitaram o desafio de participar do Conpex 2018, ele ressaltou o compromisso forte com a formação técnica, porém torna-se necessário agregar competências e habilidades à formação dos futuros profissionais, como o trabalho em equipe, o saber lidar com as dificuldades e conflitos do dia a dia e com o desenvolvimento da inteligência emocional. “Precisamos ir muito mais além para ter um profissional formado para atender às necessidades do mundo atual”, afirmou. Gilmar ainda lançou a campanha do “sim”: “sim, o Instituto Federal mudou a minha vida. Sim, temos uma instituição com liberdade para trabalhar e estudar”. Sim, trabalhemos diariamente para ofertar ensino, pesquisa e extensão”, entre outros pontos que o pró-reitor diz levar o IFRO muito além de Rondônia, alcançando diferentes países.

O evento termina nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, sediado pelo Campus Porto Velho Zona Norte.

Palestra

Um dos pontos altos da cerimônia de abertura do Conpex foi a palestra “O Papel da Educação Científica na Construção do Conhecimento e de uma Sociedade mais Igualitária”, com a professora Joana D'Arc Félix da Escola Técnica Estadual “Carmelino Corrêa Júnior” de Franca (SP). Em seu trabalho de incentivo à pesquisa e à permanência do estudante nos ciclos escolares, ela destina bolsas de iniciação científicas não conforme boas notas no histórico escolar, mas a estudantes com possibilidade de evasão escolar.

Depois de contar sua trajetória pessoal e os desafios que precisou enfrentar desde a infância, a professora Joana mostrou o quanto a educação científica é capaz de influenciar vidas. Nascida em uma área de curtume, ela desejava ser um dia química para trabalhar com o couro. Depois de cursar Química, fazer mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas, e o estágio de pós-doutorado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, ela relata que ter passado “episódios tristes, mas me deram vontade de vencer na vida” e que ampliaram muito sua visão sobre a pesquisa da área química.

A base de seu ensinamento adveio do conhecimento dado por seus pais semianalfabetos que diziam a ela e seus irmãos que eles “venceriam na vida através do estudo”. Com essa pedagogia Joana D’Arc tem conseguido tirar das drogas ou da prostituição jovens que estudam na ETEC de Franca, dos quais alcançaram até o momento 15 projetos inovadores, patenteados em 30 países, e ainda conquistar 101 prêmios nacionais e internacionais. Sobre as perspectivas futuras da educação, ela é enfática e diz “procuramos esperar o melhor”.

• Abertura_Conpex_1
  • Abertura_Conpex_10