Assembleia Legislativa de RO realiza Sessão Solene em homenagem ao IFRO

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 13h32 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 13h38

img materia 10 anos

Na próxima quinta-feira (22 de novembro) a Assembleia Legislativa (ALE/RO) realizará Sessão Solene em homenagem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em comemoração aos 10 anos de atuação no Estado de Rondônia. A cerimônia acontecerá no plenário, às 9h, e contará com a participação de autoridades políticas, servidores e estudantes da instituição de educação profissional e tecnológica. A Sessão Solene também poderá ser acompanhada AO VIVO através do site da Assembleia Legislativa de Rondônia.

O deputado estadual Ribamar Araújo, autor da proposição da Sessão Solene, destacou em seu requerimento aprovado em sessão do dia 30 de outubro, que a homenagem ao IFRO visa reconhecer a relevância da atuação do Instituto Federal de Rondônia, “que vem cada vez mais oferecendo à nossa sociedade rondoniense um desenvolvimento regional sustentável, formação de cidadãos capazes de transformar a realidade social e soluções inovadoras para o avanço científico, tecnológico e produtivo”.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite ressalta a importância da homenagem ao IFRO, realizada pela Assembleia Legislativa. “Essa homenagem nos deixa extremamente felizes em razão de saber que a Assembleia reconhece a importância do Instituto Federal como uma instituição que tem colaborado para a formação de pessoas e no desenvolvimento do Estado de Rondônia. Além do ato em si, a repercussão dessa homenagem vai fazer com que mais instituições, empresas e a sociedade conheçam o IFRO e saibam quais atividades desenvolvemos”, comenta.

Sobre os 10 anos de criação do IFRO, Uberlando acrescenta que: “[...] estamos completando estes dez anos de uma forma muito positiva com essa homenagem na assembleia e a expectativa é de que consolidemos as ações que o IFRO vem desenvolvendo. O IFRO, a partir de agora, começa a investir para consolidar a graduação, a pós-graduação e começa a estreitar a relação com a sociedade em termos de pesquisa e extensão. Além disso, a expectativa é de que sejam implantadas novas unidades presenciais e também de educação a distância. Esse é o desafio que nós temos e espero que, quando estivermos comemorando o vigésimo ano de implantação do IFRO,  tenhamos alcançado todos os municípios do Estado de Rondônia, através da oferta de educação a distância ou por meio de parcerias com o Estado”, projeta.

10 anos de criação dos Institutos Federais

Em 2018 os Institutos Federais completam 10 anos de existência. Eles foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os Institutos Federais oferecem educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, além de promoverem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica. Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), atualmente a rede é composta por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. São 643 campi espalhados pelo Brasil, com mais de 1 milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnicos administrativos.

Os Institutos Federais são detentores de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. São instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, atuando na educação básica e superior, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços em estreita articulação com a sociedade.

Em Rondônia o Instituto conta com dez unidades presenciais nos seguintes municípios: Porto Velho (Reitoria, Campus Porto Velho Calama e Campus Porto Velho Zona Norte), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Colorado D’Oeste, Guajará-Mirim e Jaru. Além disso, a instituição expande e interioriza suas ações, por meio da criação e implantação de polos de apoio presencial da Educação a Distância, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia.