IFRO conquista medalhas nos Jogos dos Institutos Federais em Fortaleza

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 09h47 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 10h25

JIF WellyngtonEntre os dias 16 e 21 de outubro de 2018, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participou do JIF18 (Jogos dos Institutos Federais – Etapa Nacional), na cidade de Fortaleza (CE). Participaram Institutos Federais de 24 estados e do Distrito Federal, totalizando cerca de 1.200 atletas, todos campeões de suas respectivas etapas regionais. A delegação do IFRO foi composta por quatro servidores e pelos 12 atletas campeões dos Jogos da Etapa Norte (JIF-EN), que competiram nas modalidades de Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez.

No Tênis de Mesa, o atleta João Vinícius França de Albuquerque Pimenta, do Campus Vilhena, conquistou a medalha de prata. Já no Atletismo, os atletas Guilherme de Freitas Pinheiro e Wellyngton de Oliveira Batista, do Campus Porto Velho Zona Norte, obtiveram medalhas de prata, nas modalidades de Salto em Altura e Salto a Distância, respectivamente. Ainda no Atletismo, o atleta Wellyngton conquistou medalha de ouro no Salto Triplo, quebrando o recorde estabelecido em 2010, com a incrível marca de 14,88m.

Sobre as conquistas, Wellynton afirmou que apesar de não ter demonstrado externamente, por dentro estava explodindo de felicidade pelo seu êxito. “Sinceramente eu não esperava ter ganhado o ouro na prova de Salto Triplo, porque um dos competidores foi campeão escolar brasileiro no ano passado e eu havia ficado em quarto lugar. Meu objetivo nestes Jogos era melhorar minha marca e talvez conquistar uma medalha de prata. Mas no fim eu consegui não só melhorar a marca, que me colocou em 10º lugar no ranking sul-americano e em 2º no ranking brasileiro da minha categoria (Sub-20), mas também fui o grande campeão da prova”, contou o atleta.

As competições aconteceram todas no Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste, o maior conjunto de instalações esportivas do País. Segundo o servidor da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), Ícaro Alexsander Costa, que acompanhou os atletas nas competições, o evento foi uma grande comunhão. “Todos os atletas e servidores dos IFs diversos convivendo durante cinco dias em um mesmo ambiente, trocando experiências e compartilhando suas realidades distintas. Pareceu uma realidade alternativa momentânea, onde todas as energias fluíam para um ponto comum: o amor pelo esporte”, disse Ícaro.

“O JIF foi muito bom. As competições estavam em um nível altíssimo, superando as expectativas. Sem dúvidas foi uma experiência inesquecível que me possibilitou fazer novas amizades”, contou a atleta de Xadrez, Caroline Tarabossi Reis, do campus de Ji-Paraná.

Os participantes ainda relataram que resta após o evento a saudade e a expectativa do reencontro na edição do próximo ano. Para o aluno-atleta João Vinícius, “foi a melhor experiência esportiva que tive até o momento. Creio que minha participação foi ótima, pois foi minha primeira vez em uma competição em nível nacional e consegui conquistar o segundo lugar na modalidade de tênis de mesa – individual. Esta oportunidade só acrescentou em minha vida, tanto como atleta, quanto como ser humano”.

• JIF_-_Guilherme
  • JIF_-_João_Vinícius