21 de Setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 15h37 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 15h17

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A comunidade acadêmica do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) faz nos campi atividades de reflexão neste dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Cada unidade desenvolverá nesta sexta-feira ou na próxima semana atividade alusiva ao dia 21, através dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

A data nacional de luta das pessoas com deficiência foi instituída por meio da Lei 11.133/2005. Conforme a Técnica em Assuntos Educacionais/PROEN, Claudete Marques das Neves, embora conscientes de que a luta das pessoas com deficiência é sempre constante, a definição de uma data comemorativa se mostra de suma importância para difundir no âmbito social uma conscientização coletiva a respeito dos direitos dessas pessoas e o momento é oportuno para difundir em meio a comunidade acadêmica o papel do NAPNE.

No Campus Porto Velho Calama, a 1ª Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, com o nome Vista Azul, inicia a programação no dia 23/09, com o Quiz de Libras. E na próxima semana, serão realizadas atividades nos intervalos do período da manhã e da tarde. No dia 26/09 haverá o Mantenha o foco, no dia 27 o Percurso com a cadeira de rodas e no dia 28/09 é a vez de O que tem por trás das caixas.

No Campus Colorado do Oeste, a manhã do dia 21 começou com o Momento Cívico, ocasião em que foram tratados assuntos referentes ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. E no Campus Vilhena, as ações ocorrerão nos horários de intervalo, com atividades alusivas às Pessoas com Necessidades Específicas na perspectiva da Educação Inclusiva.

Já no Campus Guajará-Mirim, o destaque fica por conta das ações realizadas durante 2018, que envolveram a participação na Semana Pedagógica e na Reunião Pedagógica para realizar capacitação em Braille, capacitação sobre Inclusão Plena e Projeto de Ensino na área de Materiais Didáticos. Além de ter sediado o Encontro dos NAPNEs do IFRO e realizado palestras e outros atendimentos.

Dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/IFRO), com vigência de 2018-2022, consta o Plano de Promoção de Acessibilidade e de Atendimento Diferenciado a Pessoas com Necessidades Específicas. Por este Plano, o IFRO estabelece um compromisso social com relação à educação inclusiva. Dentro de sua estrutura está o NAPNE que possibilita a permanência e o êxito de estudantes com deficiência.

As atividades alusivas ao dia 21 de setembro, promovida pelos Núcleos, são uma forma de transpor, dentre outras barreiras, a barreira atitudinal, levando ao conhecimento de toda comunidade escolar os trabalhos e as ações desenvolvidas junto a alunos e docentes e a conscientização de que educação inclusiva é feita com a coletividade.  “Os trabalhos e as ações realizadas nos campi são de grande importância na garantia do direito à educação. E ainda aproveitamos essa data de destaque para fortalecer a identidade dos NAPNEs”, finaliza Claudete Marques.

• 20180325_145547
  • 20180331_082205